Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 18 de setembro de 2015

Vila de Rei: Câmara inaugura lagar e destilaria com zona de embalamento este sábado

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Um novo lagar e destilaria, com zona de embalamento, vai ser inaugurado este sábado em Vila de Rei, num investimento da autarquia de 500 mil euros, que visa incentivar os produtores locais ao cultivo de medronheiros e olival.

Um novo lagar e destilaria, com zona de embalamento, vai ser inaugurado este sábado em Vila de Rei, num investimento da autarquia de 500 mil euros, que visa incentivar os produtores locais ao cultivo de medronheiros e olival.

A nova infraestrutura, na Zona Industrial do Souto, pretende criar condições para que os produtores locais escoem os seus produtos e aumentem a produção.

Com um investimento financiado em 35% por fundos comunitários, a criação do lagar e da unidade extrativa "permite evitar que os produtores e munícipes tenham que deslocar-se aos concelhos vizinhos, sobretudo Ferreira do Zêzere e Sardoal, com os custos acrescidos dessas deslocações", disse o presidente da Câmara de Vila de Rei.

"A olivicultura é, paralelamente com a recuperação da fileira florestal, com os seus respetivos usos múltiplos, a prioridade que temos definida como estratégica para o futuro próximo", destacou Ricardo Aires.

O objetivo do município é “disponibilizar uma estrutura que permita satisfazer as necessidades dos produtores do concelho, mais do que agregar produtores, embora numa segunda fase se pretenda a constituição de uma cooperativa, com o objetivo de escoamento dos produtos", salientou.

O lagar vai começar com o serviço de extração de azeite, estando a estrutura preparada para o embalamento e comercialização.

Em fase de estudo está a criação de uma marca própria identitária, assim como o processo de certificação dos produtos.

"As outras valências, como a destilaria, a melaria ou a hipótese de uma cozinha industrial, arrancarão numa segunda fase", notou Ricardo Aires.

Vila de Rei comemora no sábado, dia 19 de setembro, os 730 anos de Foral atribuído por D. Dinis, data que ficará marcada pela inauguração do Núcleo Museológico da "Antiga Cadeia de Vila de Rei", junto ao Museu Municipal.

As comemorações incluem, ainda, a entrega de distinções honoríficas e de subsídios de apoio ao nascimento e casamento (este ano serão distribuídos 13 mil euros pelos 14 nascimentos e dois casamentos que aconteceram em Vila de Rei no último ano).

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!