Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 14 de outubro de 2015

Castelo Branco: Goucam investe 2M€ no aumento da capacidade produtiva

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O grupo Goucam, do ramo de vestuário, vai investir dois milhões de euros na expansão da capacidade produtiva em Viseu, através da criação de uma nova linha de corte, que se traduzirá em 20 novos postos de trabalho.

O grupo Goucam, do ramo de vestuário, vai investir dois milhões de euros na expansão da capacidade produtiva em Viseu, através da criação de uma nova linha de corte, que se traduzirá em 20 novos postos de trabalho.

A nova linha de corte vai permitir duplicar a capacidade atual e fornecer todas as fábricas do grupo, situadas nos concelhos de Viseu, Arganil (distrito de Coimbra) e Castelo Branco.

A Câmara de Viseu celebrou hoje com a Goucam – Gouveia & Campos SA um contrato que garante à empresa um incentivo financeiro direto correspondente a 81% dos impostos municipais (derrama, IMI, IMT e taxas de licenciamento, entre outros) que venham a ser pagos nos próximos três anos.

“Não estamos a dar um benefício fiscal nos impostos. É uma devolução, que serve de incentivo à criação de postos de trabalho”, explicou o presidente da autarquia, Almeida Henriques.

O responsável do grupo Goucam, José Carlos Castanheira, congratulou-se com este sistema de incentivos às empresas criado em Viseu, que considera ser “transparente, de fácil acesso e aberto a toda a gente”, desde o pequeno empresário que quer investir num café a um grande empresário.

José Carlos Castanheira frisou que, ao dar este incentivo, a Câmara não está “a onerar o contribuinte, nem o presente, nem o futuro”, mas sim “a devolver parte daquilo que recebe”.

Por tudo isto, considerou que é um incentivo que deveria “ser replicado a nível nacional”.

Almeida Henriques sublinhou que o contrato hoje assinado no âmbito do programa Viseu Investe e outros que se sigam com empresas que já estavam em Viseu e querem continuar a investir, são “uma garantia” para o futuro.

O grupo Goucam emprega 379 pessoas, 254 das quais em Viseu, e exporta 98% do seu volume de negócios. Tem um volume de faturação anual de 11 milhões de euros.

Almeida Henriques destacou o bom exemplo dado pela Goucam no incentivo à natalidade e na promoção da conciliação da vida familiar com a profissional.

O grupo criou prémios de natalidade para os seus funcionários, dando-lhes o valor do salário mínimo nacional (505 euros) por cada filho nascido a partir de 2015. Os primeiros seis trabalhadores que usufruíram desta medida receberam hoje os seus cheques.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!