Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 2 de novembro de 2015

Penamacor: Câmara com orçamento de 11,8 M€ aposta na rede de água e saneamento

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Câmara Municipal de Penamacor contará em 2016 com um orçamento "realista" no valor de 11,877 milhões de euros, que apostará na reestruturação da rede de águas e saneamento do concelho, anunciou esta 2ª-feira o presidente do Município.

A Câmara Municipal de Penamacor contará em 2016 com um orçamento "realista" no valor de 11,877 milhões de euros, que apostará na reestruturação da rede de águas e saneamento do concelho, anunciou esta 2ª-feira o presidente do Município.

"Continuaremos a ter como aposta estratégica esta melhoria que visa a separação da rede de coletores de águas pluviais, a reestruturação da rede de abastecimento de água em baixa, bem como a melhoria da rede de saneamento, que é fundamental para conseguir o equilíbrio financeiro da autarquia", afirmou António Luís Beites (PS).

O autarca adiantou que cerca de "um terço da despesa de capital" do município em 2016 deverá estará relacionado com essa aposta, que também pretende evitar "aumentos astronómicos" para o consumidor.

"Isto é uma forma de podermos reduzir as diferenças que temos neste setor entre a receita e a despesa, até porque se não atuarmos rapidamente corremos o risco de ter de apresentar faturas ao consumidor com aumentos completamente incomportáveis", fundamentou.

No que respeita às restantes linhas "fundamentais" do orçamento para 2016 - que já foi aprovado por maioria em reunião do executivo - o autarca explicou que também será feita uma "clara aposta" na área do empreendedorismo, apoio ao investimento e fixação de empresas, na qual se inclui a expansão da Zona Industrial.

Segundo disse, as grandes opções preveem ainda um "investimento muito vincado" na regeneração urbana e requalificação do património histórico da vila.

"Queremos dar resposta a um anseio antigo e proceder à requalificação de toda zona histórica de Penamacor, bem como apostar na reabilitação de alguns edifícios", disse.

Adiantando que algumas obras poderão depender da aprovação das candidaturas aos fundos comunitários, especificou que este município do distrito de Castelo Branco quer concretizar a reabilitação do Teatro Clube de Penamacor, que está atualmente ao abandono e a degradar-se, bem como do antigo Externato Nossa Senhora do Incenso, que foi o ano passado adquirido pela autarquia.

Os projetos de requalificação do antigo posto da GNR e da antiga praça municipal estão igualmente previstos e interligam-se com a aposta no empreendedorismo, já que a autarquia pretende instalar naqueles imóveis uma incubadora de empresas, na qual empresas e investidores terão espaços e meios tecnológicos para desenvolverem a sua atividade.

Sem esquecer que é o responsável autárquico de um dos concelhos mais envelhecidos e desertificados do país, António Luís Beites também frisou que está prevista a continuidade do investimento na componente social, no setor da educação e no na área cultural e de promoção turística.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!