Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A produção de eletricidade para autoconsumo com utilização de painéis solares permite reforçar a sustentabilidade energética, devendo ser “dimensionada para cada cliente”, defendeu hoje um responsável da EDP.
A produção de eletricidade para autoconsumo com utilização de painéis solares permite reforçar a sustentabilidade energética, devendo ser “dimensionada para cada cliente”, defendeu hoje um responsável da EDP.
O aproveitamento de energia solar para autoconsumo, com injeção das sobras na rede pública, pode “contribuir para a sustentabilidade energética” em Portugal, disse António Coutinho, administrador da EDP Comercial.
A instalação solar “é uma oportunidade, mas que deve ser dimensionada para cada cliente”, acrescentou.
António Coutinho intervinha num seminário sobre “gestão eficiente de energia no setor público”, promovido pela EDP e pelo Jornal de Negócios, que decorreu no auditório da Quinta das Lágrimas.
O Fundão e a Lousã, municípios beirões dos distritos de Castelo Branco e Coimbra, respetivamente, revelam “diferenças muito significativas” na produção de energia solar, “apesar de estarem na mesma latitude”, exemplificou.
“Os painéis precisam de pouca manutenção, mas precisam de alguma”, o que pode passar por limpezas periódicas que garantem “seis a nove por cento” de aumento da produção.
Também a mobilidade elétrica permite “um ganho de 23%” aos utilizadores dos veículos que optam por este “combustível” não poluente, salientou.
António Coutinho desafiou ainda as instituições do setor público a “darem o exemplo à sociedade” na adoção de sistemas que possibilitem uma gestão mais eficiente da energia, como a denominada tecnologia LED, que “permite grandes poupanças” às autarquias, empresa públicas e organismos da Administração Central.
Nesta área, a tecnologia “está a evoluir bastante na sua fiabilidade”.
O seminário termina ao fim da tarde, com a mesa-redonda “A gestão da energia no segmento Estado”, com a participação de Manuel Machado (presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses e da Câmara de Coimbra, António Ramalho (presidente da Infraestruturas de Portugal) e Miguel Stilwell (presidente da EDP Comercial).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet