Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 27 de novembro de 2015

Fundão e Serra da Estrela estabelecem parceria turística

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Câmara Municipal do Fundão e a Turistrela, empresa concessionária do turismo na Serra da Estrela, iniciaram esta 5ª-feira uma parceria que visa a divulgação turística daqueles dois destinos.

A Câmara Municipal do Fundão e a Turistrela, empresa concessionária do turismo na Serra da Estrela, iniciaram esta 5ª-feira uma parceria que visa a divulgação turística daqueles dois destinos.

O documento, que foi hoje assinado e que engloba mais 12 unidades hoteleiras e de alojamento do Fundão, prevê que os hotéis aderentes daquele concelho disponibilizem aos respetivos clientes a venda de programas ('forfaits') com desconto para a Estância de Esqui da Serra da Estrela.

Em contrapartida, a Turistrela compromete-se a promover os produtos turísticos e endógenos do concelho do Fundão, não só na estância de esqui, mas também nas unidades hoteleiras daquele grupo.

"Fazemos aqui uma troca de comunicação em que todos têm a ganhar e de uma forma simples, muito barata e muito eficiente conseguimos estar a promover-nos uns aos outros, ganhando também o visitante", afirmou o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes.

O autarca destacou igualmente o facto de o protocolo representar uma mudança de paradigma por ser uma "espécie de acordo comercial" que, como referiu, vai além das "componentes institucionais e das boas vontades" para passar a questões concretas relacionadas com a competitividade.

Segundo o responsável, é essencial tirar "o melhor partido possível" dos valores existentes na região, com destaque para a marca Serra da Estrela, já que o turismo é uma das "maiores locomotivas" que a Beira Interior tem para a criação de riqueza, emprego e valor acrescentado.

"Queremos que a passagem das pessoas por aqui seja cada vez mais duradoura e que dessa visita fique cada vez mais valor na região", afirmou, sublinhando que a melhor notícia que um responsável municipal pode receber é a de que as empresas daquele concelho estão a faturar mais e estão a ganhar mais dinheiro.

Por seu turno, o administrador da Turistrela, Artur Costa Pais, considerou que este acordo é "uma iniciativa inovadora" e destacou o facto de esta ter sido a primeira vez que um autarca lançou um desafio desta natureza à Turistrela.

Referindo que só no inverno passam pela Serra da Estrela cerca de um milhão e meio de pessoas, Artur Costa Pais também defendeu a necessidade de se continuar a promover a "âncora" do turismo na região.

O empresário assegurou ainda que a Turistrela está disponível para "colaborar com todas as entidades" e para estabelecer "outras alianças que contribuam para a sustentabilidade de todos os agentes económicos.

"Não há destino de neve se não houver hotéis e não há estância de esqui se esta for promovida apenas por si própria", fundamentou.

Na cerimónia estiveram ainda presentes vários representantes das 12 unidades hoteleiras e de alojamento do concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, que subscreveram este acordo, o qual também poderá ser alargado a outros aderentes.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!