Por: Cristina Valente
551 mil e 60 euros é o orçamento da Junta de Freguesia de Castelo Branco para 2016, orçamento que foi aprovado por maioria, com as abstenções do PSD, CDS e CDU, na última reunião da Assembleia de Freguesia.
551 mil e 60 euros é o orçamento da Junta de Freguesia de Castelo Branco para 2016, orçamento que foi aprovado por maioria, com as abstenções do PSD, CDS e CDU, na última reunião da Assembleia de Freguesia.
Para Jorge Neves, este é um orçamento realista, num ano de continuidade.
"Este é um orçamento realista, sustentado em valores reais e/ou estimativas e ainda projeções credíveis."
Neste orçamento está já incluída a verba destinada ao projeto vencedor do Orçamento participativo, o InfoIn da Acapo, projeto que prevê a criação de uma sala multimédia adaptada que pretende contribuir para a Infoinclusão das pessoas Idosas e/ou com deficiência visual.
Jorge Neves lembra que a criação deste Orçamento Participativo, como "instrumento promotor do aprofundamento da democracia participativa", com o objetivo de contribuir para uma participação efetiva, ativa e responsável dos cidadãos na governação da freguesia. Uma iniciativa que é para repetir nos próximos anos.
Do plano de atividades fazem parte alguns projetos de continuidade, mas também algumas novidades, Jorge Neves esclareceu que na ação social / solidariedade e saúde a autarquia pretende "prosseguir aquilo que já vem sendo feito o programa "Castelo Branco-Freguesia Solidária" para apoio a famílias e é nesta categoria que entra este ano o projeto do Orçamento Participativo".
Na cultura e turismo, vai repetir-se a Gala da Freguesia, e a novidade é a comemoração dos 40 anos do poder local, "queremos fazer uma homenagem a todos os autarcas de freguesia, tanto pelo executivo como pela Assembleia, para desta forma homenagear todos aqueles que contribuíram para que nós hoje possamos estar aqui" afirmou Jorge Neves.
Ainda na cultura e turismo o executivo pretende contribuir ativamente na dinamização de atividades nas anexas da freguesia, Lentiscais e Taberna Seca, e dinamizar a Casa do Arco do Bispo (uma sugestão do PSD, incluída no Plano de atividades).
No Associativismo, Desporto e Ambiente a Junta de freguesia espera durante 2016, concluir o desenvolvimento de aplicações moveis relativas à freguesia, nomeadamente, "uma rede de caminhos rurais da freguesia, que foi sugestão do CDS-PP, um processo que está a ser desenvolvido em conjunto com a Escola Superior Agrária".
Ainda nesta área Jorge Neves destacou a continuidade de projetos relativamente ao ambiente, nomeadamente, o projeto "Germinar o verde que nos une", desenvolvido em parceria com Castelo Branco dos Açores.
Na área da educação a Junta que já entregava uma bolsa de estudo a alunos com carências no ensino secundário, vai alargar esse número para três, "Vamos premiar o mérito de alunos com carências económicas, será entregue uma bolsa em cada agrupamento da cidade" e continua também a atribuir uma bolsa de mérito para o melhor aluno do IPCB natural da freguesia.
No plano de atividades está também a construção de um parque canino, sugestão do PSD, "vamos junto da câmara diligenciar a possibilidade da construção de um parque canino, uma vez que precisamos de um terreno para o fazer, e não temos terreno."
Relativamente às questões institucionais é intenção do executivo aprofundar a geminação com Castelo Branco, nos Açores e pretende também insistir, "num contacto mais formal, mais efetivo com Castelo Branco no Mogadouro o que até agora não foi possível" afirmou Jorge Neves.
Entretanto Jorge Neves anunciou a intenção de durante 2016 fazer um intercambio com outras freguesias da região, "nomeadamente Guarda e Viseu, que são freguesias, que para além de serem sede de distrito, são sede de concelho e são a única freguesia que existe nas duas localidades, características iguais às nossas. É por isso importante haver um intercambio entre nós a vários níveis." declarou Jorge Neves.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet