Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Câmara Municipal de Proença-a-Nova vai reeditar em 2016 o passaporte "Mil Andanças por Proença", cujo objetivo visa a promoção do turismo de natureza através dos circuitos pedestres do concelho.
A Câmara Municipal de Proença-a-Nova vai reeditar em 2016 o passaporte "Mil Andanças por Proença", cujo objetivo visa a promoção do turismo de natureza através dos circuitos pedestres do concelho.
"O principal objetivo deste passaporte é promover o território de Proença-a-Nova e reconhecer a assiduidade das pessoas que se mantêm fiéis a todas as iniciativas promovidas pelo município", explicou o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Paulo Catarino.
Desde junho de 2013, a autarquia já promoveu 124 passeios pedestres pelo território deste concelho do distrito de Castelo Branco, onde foram percorridos um total de 1.140 quilómetros.
Em 2015, foram realizados um total de 12 passeios, com uma periodicidade mensal, cuja média de caminheiros participantes foi de 81.
"Estes passeios complementam os oito percursos marcados que existem atualmente no concelho, homologados pela Federação de Campismo, Montanhismo e Pedestrianismo e que podem ser feitos a qualquer momento", refere em comunicado o vereador do município de Proença-a-Nova João Manso.
A autarquia tem em projeto a Grande Rota da Cortiçada, um circuito pedestre com 130 quilómetros que será dividido em sete etapas e que tem também como objetivo incentivar a permanência de turistas no território por períodos mais alargados.
"Dar a conhecer as paisagens naturais do concelho tem sido um dos principais objetivos dos passeios pedestres mensais que organizamos", adianta o autarca.
Em 2016, o município vai continuar a distribuir o passaporte "Mil Andanças por Proença" no âmbito do qual os caminheiros que percorrerem 50, 100 ou 150 quilómetros nos passeios mensais, nos percursos pedestres de pequena rota ou ainda nos trilhos de praia recebem uma oferta.
O passaporte pode ser solicitado no Posto de Turismo de Proença-a-Nova, onde podem ser feitas as inscrições nos passeios mensais ou obtidas informações adicionais sobre esta atividade.
No domingo, a Câmara de Proença-a-Nova assinala o 125.º passeio pedestre que irá levar os participantes até um dos pontos mais a norte do concelho: o Cabeço dos Três Marcos, que faz fronteira com os vizinhos concelhos de Oleiros e Castelo Branco.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet