Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O fim dos direitos especiais do Estado na Galp Energia foram hoje aprovados por unanimidade na assembleia-geral de acionistas.
O fim dos direitos especiais do Estado na Galp Energia foram hoje aprovados por unanimidade na assembleia-geral de acionistas.
“O fim dos direitos especiais foi aprovado por unanimidade”, disse o presidente da assembleia-geral de acionistas da petrolífera, Daniel Proença de Carvalho.
O presidente da mesa da assembleia adiantou que "mais de 80 por cento do capital esteve presente na reunião" que terminou cerca das 10:35.
De acordo com os estatutos da Galp que vigoraram até hoje, o Estado tinha direitos especiais para nomear o presidente do conselho de administração e direito de veto em deliberações que pudessem pôr em causa a segurança do abastecimento do país de petróleo, gás e eletricidade, ou produtos derivados dos mesmos.
Os novos estatutos preveem o fim das ações de categoria A, na posse do Estado que lhe conferia direitos especiais.
Desta forma, as ações de categoria A passarão a ações ordinárias, após a eliminação dos direitos especiais na reunião magna de acionistas da Galp, que hoje decorreu esta manhã em Lisboa.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet