Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou a conclusão de um investimento de 3,2 milhões de euros na Linha da Beira Baixa, entre Vila Velha de Ródão e Abrantes, que permite aliar uma maior velocidade às condições de segurança.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou a conclusão de um investimento de 3,2 milhões de euros na Linha da Beira Baixa, entre Vila Velha de Ródão e Abrantes, que permite aliar uma maior velocidade às condições de segurança.
"O investimento reflete um conjunto de intervenções na Linha da Beira Baixa, no domínio da especialidade de via e geotecnia, nomeadamente substituição de carris, travessas e reparação de taludes, com o objetivo de aumentar os níveis de disponibilidade, segurança e qualidade da infraestrutura ferroviária", destacou fonte oficial da IP.
Segundo a mesma fonte, em causa estão quatro zonas que estavam condicionadas em termos de velocidade de circulação.
“Este investimento permitiu corrigir as anomalias existentes e os comboios podem agora, a partir de hoje, circular a uma velocidade normal, com os respetivos ganhos temporais nos comboios de passageiros e de mercadorias", precisou.
As intervenções assentaram na beneficiação da superestrutura e infraestrutura de via, através da substituição das travessas de madeira por travessas de betão nas vias, a substituição de travessas de madeira especiais em pontes, a substituição de carris e a requalificação do sistema de drenagem em diversos troços entre as estações de Vila Velha de Ródão e Abrantes, nos distritos de Castelo Branco eSantarém, respetivamente.
O investimento permitiu a "reposição das normais condições de velocidade de circulação que vigoravam no troço em quatro locais diferentes", disse a mesma fonte, notando que esta melhoria irá "contribuir para a redução em mais de 2 minutos do atraso teórico por comboio" na Linha da Beira Baixa.
"São pequenas intervenções mas que, no seu conjunto, são importantíssimas para a melhoria da qualidade de circulação ferroviária", destacou a fonte oficial da IP.
Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal refere que em 2016 irá dar continuidade ao trabalho de beneficiação desenvolvido na Linha da Beira Baixa.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet