Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Portucel obteve um resultado líquido de 196,4 milhões de euros em 2015, o que representa um crescimento de 8,2% face ao alcançado no ano precedente, informou hoje a empresa.
A Portucel obteve um resultado líquido de 196,4 milhões de euros em 2015, o que representa um crescimento de 8,2% face ao alcançado no ano precedente, informou hoje a empresa.
Numa comunicação à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), a Portucel destaca a evolução do volume de negócios em 2015, que cresceu 5,6%, para € 1,6 mil milhões, com uma "evolução favorável do preço da pasta de papel".
O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu os 390 milhões de euros, aumentando 18,7%, refere a empresa, que sublinha a "melhoria na margem EBITDA/Vendas para 24%".
O grupo aproveita para anunciar o avanço do seu "plano de desenvolvimento estratégico", com o "arranque da nova capacidade de pasta em Cacia, permitindo um aumento de produção anual de 20%", a "conclusão e arranque da segunda máquina de produção de tissue em Vila Velha de Ródão", o "início da construção da fábrica de pellets nos EUA" e a "construção e início de produção do Viveiro de Luá, na Zambézia, permitindo entrar na fase de plantação de floresta em larga escala".
Na comunicação ao mercado, a Portucel aponta ainda a "reestruturação da dívida, com melhoria de condições e extensão de maturidades" e a "manutenção do rácio de endividamento Net Debt/Ebitda em níveis prudentes e abaixo da média do setor".
Quanto ao quarto trimestre de 2015, o grupo Portucel declara ter registado um "novo recorde" no volume de vendas, de 425 toneladas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet