Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 5 de fevereiro de 2016

Idanha-a-Nova: Governo trabalha para conseguir “a melhor solução”

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O ministro da Cultura, João Soares, disse esta sexta-feira, em Idanha-a-Nova, que o Governo tem estado a trabalhar para conseguir a "melhor solução" para o país, em termos orçamentais, num contexto "particularmente complicado".

O ministro da Cultura, João Soares, disse esta sexta-feira, em Idanha-a-Nova, que o Governo tem estado a trabalhar para conseguir a "melhor solução" para o país, em termos orçamentais, num contexto "particularmente complicado".

"Nós temos estado a trabalhar, sob a liderança do primeiro-ministro, na perspetiva de conseguir a melhor solução para o país, num contexto que é particularmente complicado. Estamos a atravessar uma situação de profunda dificuldade no plano dos recursos financeiros", afirmou o ministro, sublinhando que aquilo que foi possível negociar com as instâncias comunitárias em Bruxelas, "é aquilo que foi possível nesse contexto".

João Soares, que falava à agência Lusa, em Idanha-a-Nova, onde se deslocou para assinalar a integração daquela vila, do distrito de Castelo Branco, no grupo de Cidades da Música da UNESCO, no âmbito da rede de Cidades Criativas, garantiu que há um empenho muito grande para servir o país, a partir dos recursos que estão disponíveis.

E, no que diz respeito ao ministério que tutela, sublinhou que existe um empenho para reorientar os serviços e instituições, na perspetiva de conseguirem adaptar-se aos recursos disponíveis.

"Gostaríamos muito de ter subidas muito significativas e ter ultrapassado barreiras que são míticas, como as de um, dois ou três por cento, em termos do Produto Interno Bruto [PIB] ou de Orçamento do Estado", sustentou.

O governante disse ainda que tem uma convicção profunda de que vai ser possível dar muito mais atenção à cultura do que se deu nos últimos quatro anos.

"E, só isso, já significa alguma coisa, independentemente dos valores orçamentais. E tenho a convicção e a certeza absoluta de que o primeiro-ministro, enquanto responsável por todo o Governo, coloca a cultura no centro das suas prioridades", disse.

João Soares adiantou que o Ministério da Cultura está a desenvolver um esforço "muito grande", de articulação com as áreas da ciência e do ensino superior, educação e da energia, para conseguir multiplicar os recursos.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!