Por: Patrícia Calado
Durante este fim-de-semana, todos os caminhos foram dar à vila de Alcains, à 11.ª edição da Feira do Queijo. Diversos produtores aproveitaram assim o certame para dar a conhecer as suas riquezas, desde queijos, enchidos e muitos outros.
Durante este fim-de-semana, todos os caminhos foram dar à vila de Alcains, à 11.ª edição da Feira do Queijo. Diversos produtores aproveitaram assim o certame para dar a conhecer as suas riquezas, desde queijos, enchidos e muitos outros.
Durante a inauguração oficial do certame, Luís Correia, presidente da autarquia albicastrense, salientou a importância da feira para os produtores da região.
“Este é um certame que nos diz muito, aqui na vila de Alcains, onde apresentamos aquilo que temos de bom, os nossos produtos e todo o nosso queijo. Temos um queijo excelente, temos visto muitas inovações, aliás aqui nesta feira, todos os anos aparecem inovações em diversos produtos, para nós é muito importante”, referiu o autarca.
De acordo com o edil, a Feira do Queijo é mais um passo para o sucesso no setor do agroalimentar, significa assim “um esforço de inovação e desenvolvimento”. Aliás, tornou-se “num caso de sucesso para todo o concelho” como caracterizou Cristina Granada, presidente da Junta de Freguesia de Alcains.
“Residindo aqui, as pessoas podem levar os seus produtos para outros mercados, para outros espaços. Continuando a apostar no interior, porque é desta forma que se combate a desertificação, é desta forma que se fixam as empresas, é desta forma que se fixam as populações”, avançou Cristina Granada.
A presidente da Junta de Freguesia de Alcains frisou a importância do apoio do município de Castelo Branco no que toca à oportunidade dada aos produtores para que, neste território, consigam singrar.
“Município ao apostar nestas feiras locais demonstra que valoriza cada freguesia por si. Para que cada um, dentro deste território encontre as suas respostas socioeconómicas, sociofamiliares, valorizando este espaço cultural e também a dinâmica que se gere para fora”.
Cristina Granada não quis deixar de sublinhar a aposta da Câmara Municipal na requalificação da vila, nomeadamente a praça, que se encontra em obras, mostrando “caminhos de aposta inteligente” e lutando pela “fixação da população”. Luís Correia demonstrou a vontade da autarquia em continuar a requalificação urbana na freguesia.
“Em toda esta vila vemos a requalificação urbana e queremos continuar com esta interação entre a qualidade de vida e aposta na nossa economia. Estamos a fazer muito pelo nosso desenvolvimento”.
Até domingo, Alcains acolheu assim mais uma edição da Feira do Queijo que deu a provar os melhores produtos da região.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet