Por: Diario Digital Castelo Branco
A Associação EcoGerminar esteve presente no painel de oradores da Fundação Calouste Gulbenkian, na passada 3ª-feira, dia 15, no seminário intitulado “Cidadania Ativa: Aprendizagens e Impactos”.
A Associação EcoGerminar esteve presente no painel de oradores da Fundação Calouste Gulbenkian, na passada 3ª-feira, dia 15, no seminário intitulado “Cidadania Ativa: Aprendizagens e Impactos”.
O evento decorreu o encerramento dos 7 projetos promovidos pelas ONG da Rede Animar, e financiados no âmbito do Programa Cidadania Ativa, dois dos quais onde a Associação EcoGerminar teve um papel fundamental, projeto “(Des) Envolvimento de Estratégias de Capacitação para a Inovação Social que originou a Agência Animar” e o “REDECOOL”, a EcoGerminar fez-se representar com a coordenação do REDECOOL e de uma jovem que relatou a sua experiência e que agora se encontra na equipa da EcoGerminar,refere o comunicado enviado ao Diário Digital.
Foram vários os projetos apresentados e que agora se consideram boas práticas a nível nacional, a “Agência animar.COM- (Des) Envolvimento de Estratégias de Capacitação para a Inovação Social”, “Integrar para Alimentar”, “Parentalidades” , “Uma aventura no mundo da cidadania”; “A Nem Deal for Youth Employment; INEET- Capacitação Local para a Empregabilidade Jovem” e o “REDECOOL- Redes Colaborativas para o Emprego Local Jovem”.
Este seminário contou com a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, a representante da Fundação Calouste Gulbenkian Isabel Mota, o Embaixador da Noruega, Ove Thorsheim, o presidente da Animar Eduardo Figueira, e da Norwegian Association for Adult Learning,William Evans e várias entidades representantes dos projetos.
O Programa Cidadania Ativa é um instrumento de apoio às Organizações Não Governamentais (ONG), em vigor entre 2013 e 2016 e financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants). A sua gestão está a cargo da Fundação Calouste Gulbenkian, selecionada através de concurso público lançado em 2012.
Nesta iniciativa houve a “Apresentação de Resultados, Aprendizagens e Perspetivas Futuras” dos projetos, como temas abordou-se o “Caminhar nas Perspetivas de Futuro”, “O que é isto da Cidadania Ativa?” e por fim uma reflexão sobre o tema Cidadania Ativa.
A ETEPA (Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense) encerrou o seminário apresentando um teatro e uma dança realizados por alguns alunos, no âmbito do projeto RedeCool núcleo Castelo Branco.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet