Por: Cristina Valente
Está dado mais um passo na estratégia Agro-alimentar da autarquia albicastrense. O Parque de leilões, criado em Alcains, está pronto a ser utilizado.
Está dado mais um passo na estratégia Agro-alimentar da autarquia albicastrense. O Parque de leilões, criado em Alcains, está pronto a ser utilizado.
Recorde-se que o parque foi criado pela autarquia por sugestão das associações Beira Gado e AGRI, que deram conta da necessidade de criar na região de um espaço para comercialização de gado, uma das carências e necessidades dos produtores.
Luís Correia, autarca albicastrense, assume que o parque é uma atividade que envolve riscos, "que assumimos com todo o gosto, porque acreditamos que pode ser uma estrutura muito benéfica para a região, facilitadora da comercialização de gado".
O protocolo com a OviBeira, "nasce da necessidade de criar parcerias na estratégia da autarquia no agro alimentar" o protocolo assinado esta terça-feira é feito com base na colaboração técnica que a Associação pode prestar no Parque de leilões. No entanto o autarca Albicastrense deixa antever que no futuro a parceria pode ir mais além, "o protocolo prevê apoiar a extensão ao sector dos pequenos ruminantes, ou seja podemos ter no Parque de leilões não só o comércio do gado bovino, mas também de pequenos ruminantes (ovinos e caprinos)".
Victor Carmona, presidente da OviBeira, considera que estão agora criadas as condições para a comercialização de gado, "que é no fundo o que mais dificuldades tem trazido aos criadores".
Para o responsável da Associação, há ainda muito trabalho a fazer, para que a agropecuária tenha outra dimensão na região, "o potencial existe na região, há que dinamiza-lo da melhor forma" conclui Victor Carmona.
A OviBeira , tem 1800 associados, dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Penamacor. Associação que representam 150 mil pequenos ruminantes( gado ovino e caprino) e 25 mil grandes ruminantes (gado bovino).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet