Por: Patrícia Calado
O distrito de Castelo Branco já possui Parque de Leilões de Gado. Alcains inaugurou, na passada quinta-feira, o Parque de Leilões de Gado da Beira Baixa, uma infraestrutura dinamizadora da atividade de produção de gado da região.
O distrito de Castelo Branco já possui Parque de Leilões de Gado. Alcains inaugurou, na passada quinta-feira, o Parque de Leilões de Gado da Beira Baixa, uma infraestrutura dinamizadora da atividade de produção de gado da região.
Com 54 lotes, esta infraestrutura é gerida pela empresa municipal Terras da Beira e, na quarta quinta-feira de cada mês, a partir das 15 horas realizam-se leilões, estando já o primeiro leilão marcado para o próximo dia 28.
De acordo com o vereador João Carvalhinho, os interessados em participar devem efetuar as inscrições dos animais “com uma antecedência mínima de três dias” da data do leilão. Os animais são assim admitidos para o leilão na véspera de forma a cumprir uma dieta seguida por um médico veterinário.
No dia do leilão, os interessados, entre as 9 e as 13 horas, vão ter a oportunidade de observar todos os lotes começando assim a preparar a licitação, sendo que o valor base é determinado pelo Diretor do Leilão.
Relativamente ao pagamento, o vereador explicou ao público presente que a entidade gestora paga aos apresentantes, depois de recebido o pagamento do preço devido pelos arrematantes.
“Nenhum animal sai sem o pagamento validado”, avisou João Carvalhinho, informando que o período de retirada dos animais decorre até às 20 horas desse dia, e das 9 às 13 horas do dia seguinte.
Assim, mensalmente, Alcains, durante três dias, vai acolher leilões de gado fruto de um “considerável investimento” num local que o presidente da Câmara Municipal, Luís Correia, considera ser “central”.
“Somos facilitadores da atividade económica. Esta iniciativa envolve risco, não temos certezas, uma atividade que pode ou não ter sucesso. Considerável investimento, envolvimento de todos para que possa ser um sucesso”, referiu.
O edil salientou a importância da abertura deste Parque de Leilões de Gado da Beira Baixa que pode assim ajudar o desenvolvimento económico.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet