Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 20 de abril de 2016

Penamacor: Câmara executou quase 11 milhões de euros e reduziu dívida

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Câmara Municipal de Penamacor executou quase 11 milhões de euros em 2015 e conseguiu reduzir a dívida em mais de um milhão de euros, disse o presidente da autarquia, António Luís Beites.

A Câmara Municipal de Penamacor executou quase 11 milhões de euros em 2015 e conseguiu reduzir a dívida em mais de um milhão de euros, disse o presidente da autarquia, António Luís Beites.

"Executámos 10,9 milhões de euros, o que equivale a uma taxa de execução orçamental de 83%, sendo ainda de realçar que na receita tivemos uma execução de 93%, o que, creio, é bastante bom para o município e revela claramente que tínhamos apresentado um orçamento bastante realista", sublinhou.

António Luís Beites falava na reunião pública do executivo realizada hoje e durante a qual as Contas de Gerência relativas a 2015 foram aprovadas com a abstenção dos dois vereadores eleitos pelo coligação Juntos por Penamacor.

Na sessão, António Luís Beites destacou ainda que o valor da dívida foi reduzido em mais de um milhão de euros, tendo passado dos 7,7 milhões de euros para 6,4 milhões em 2015, o que classificou como "um diferencial considerável".

Neste ponto, o autarca lembrou que, em virtude da assinatura de um memorando de entendimento com a antiga empresa Águas de Zêzere e Côa, as contas deste município de Castelo Branco também passaram a refletir a verba e respetivos juros que terão de ser pagos à empresa.

"Naturalmente que isso levou a que se tenha um acréscimo da dívida a médio e longo prazo e uma redução no curto prazo, mas apesar de tudo isto conseguimos uma redução real da dívida e conseguimos alcançar uma situação financeira menos complicada", afirmou.

Os vereadores da oposição, que se abstiveram na votação, saudaram "o esforço" realizado para "pôr cobro à anterior situação de descontrolo das contas", mas também deixaram alertas e críticas.

Pedro Folgado (coligação Juntos por Penamacor) sublinhou que a gestão municipal tem que continuar a ser rigorosa e alertou para os riscos da tentação de se "entrar em derivas eleitoralistas", enquanto Vítor Gabriel (coligação Juntos por Penamacor) lembrou que há problemas que continuam por resolver e sustentou que "prioridades estratégicas para o desenvolvimento do concelho continuam por concretizar".

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!