Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 23 de abril de 2016

Castelo Branco reúne especialistas da industria do frio esta 3ª-feira

Por: Diario Digital Castelo Branco

Castelo Branco vai receber na próxima 3ª-feira, dia 26, pelas 14.30 horas, um seminário dedicado à indústria do frio. Sob o tema “Inovação e Indústria 4.0 na Refrigeração”, especialistas, académicos e empresas vão discutir e analisar as mais recentes tendências neste sector. 

Castelo Branco vai receber na próxima 3ª-feira, dia 26, pelas 14.30 horas, um seminário dedicado à indústria do frio. Sob o tema “Inovação e Indústria 4.0 na Refrigeração”, especialistas, académicos e empresas vão discutir e analisar as mais recentes tendências neste sector. A sessão de abertura conta com a presença do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia. O evento decorre nas instalações do Centro de Empresas Inovadoras (CEI), em Castelo Branco.

Castelo Branco já é, nos dias de hoje, um concelho de referência da indústria do frio. Actualmente, são já diversas as empresas sedeadas no concelho que apostam nesta actividade e área de negócio. Empresas tão diversas como a Bitzer, Centauro, Frinox, Electro Albi, Baltazar & Albuquerque, Frio90, Hormigo, LABET e o laboratório de ensaios do Instituto de Soldadura e Qualidade, entre outras, são hoje em dia considerados casos de sucesso na área da produção e certificação de equipamentos de frio em Castelo Branco, contribuindo para o reconhecimento do Concelho e sendo responsáveis por centenas de postos de trabalho.

Castelo Branco está situado numa localização estratégica, no centro de um triângulo que abarca Lisboa, Porto e Madrid, o que abre, naturalmente, as portas para que as empresas se instalem no concelho, refere o comunicado a que o Diário Digital teve acesso.

Tendo presente estas premissas e o desafio de ver, cada vez mais, Castelo Branco identificada como a “capital do frio”, académicos e diversos especialistas vão estar reunidos para discutir as potencialidades da indústria.

Dividido em dois painéis, este colóquio irá abordar, em primeiro lugar, a Indústria 4.0, às 14.30 horas. Com a moderação de Valter Palma, da Caixa Capital, Marco Carvalho, CEO da Growintel, vai explicar “Produza mais usando menos”, Orlando Remédios, CEO da Sensefinity, irá falar da “Gestão inteligente das infraestruturas” e Filipe Ávila da Costa, CEO da Infraspeak de “Sensorização EoT”.

No segundo painel, “Inovação no Frio”, que se inicia às 17.00 horas e que será moderado pelo Prof. Luís Neto, da Escola Superior de Tecnologia IPCB, Domingos Silva, CEO da Grõwan, irá abordar o tema “Engenharia e Inovação na Refrigeração”, Vítor Monteiro, Professor, irá falar da sua publicação “Refrigeração I” e António Granjeia, Director Técnico da CENTAURO, irá abordar o tema “Produção Industrial de Trocadores de Calor”.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!