Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 16 de maio de 2016

Castelo Branco: Marcelo frisa que a democracia se constrói diariamente

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje, em Castelo Branco, que não há uma democracia "verdadeiramente adquirida", alertando que esta se constrói diariamente.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje, em Castelo Branco, que não há uma democracia "verdadeiramente adquirida", alertando que esta se constrói diariamente.

"A democracia está nas vossas mãos e a democracia constrói-se todos os dias. Não há democracia verdadeiramente adquirida. Todos os dias se constrói ou não se constrói a democracia. Hoje é um dia de construção da democracia", afirmou o chefe de Estado durante um encontro/debate com jovens no âmbito das comemorações dos 40 anos das primeiras eleições presidenciais em democracia.

Na sessão, que contou com a participação do antigo Presidente da República Ramalho Eanes e do constitucionalista Jorge Miranda, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que "é bom que tantos jovens aqui possam estar, porque é uma experiência histórica única poder partilhar a experiência de alguém [Ramalho Eanes] sem o qual não teria havido democracia em Portugal".

Segundo o Presidente da República, a democracia faz-se dos esforços de muitos, mas sublinhou que Ramalho Eanes teve um papel "decisivo" na construção da democracia portuguesa.

O chefe de Estado explicou o simbolismo deste encontro/debate se ter iniciado na cidade de Castelo Branco: "começámos onde era natural que começássemos”, afirmou, frisando o facto de Ramalho Eanes ser “um filho da terra”.

"Por isso, este momento histórico é duplamente histórico. É um reconhecimento de uma realidade muito importante, que são as raízes. E o Presidente Eanes tem as suas raízes aqui. É também uma homenagem às raízes, o estarmos aqui", sustentou.

Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou a ocasião para agradecer a Ramalho Eanes o que fez pela democracia.

"Bem haja por aquilo que fez pela democracia no passado e por aquilo que vai fazer no futuro, porque estes jovens merecem e Portugal merece-o", afirmou.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!