Por: Patrícia Calado
O Seminário Saber Mais Mercado do Panamá teve lugar no Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco (CATAA), na quarta-feira, dia 12.
O Seminário Saber Mais Mercado do Panamá teve lugar no Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco (CATAA), na quarta-feira, dia 12. O evento estava inserido na estratégia de cooperação da InovCluster aplicada à internacionalização das empresas do sector agroindustrial português.
Luís Correia, presidente da Câmara Municipal, que presidiu a sessão de abertura, realçou a importância destas iniciativas, já que, abre portas para os empresários albicastrenses que queiram levar os seus produtos além-fronteiras, quem sabe, até ao Panamá.
“Esta é uma ação integrada na aposta ao apoio a empresas na internacionalização. Temos ajudado as empresas a irem até outros países, à procura de novos mercados”, afirmou o autarca.
O edil referiu ainda que uma das estratégias da autarquia passa por “incentivar o tecido económico de forma a fixar população” no concelho de Castelo Branco. Assim, torna-se fulcral dar a conhecer às empresas mercados internacionais, nomeadamente o mercado do Panamá.
A Embaixadora do Panamá em Portugal, Ilka Varela de Bares, regressou a Castelo Branco, já pela quarta vez, para fazer uma apresentação acerca deste país. Quais as oportunidades, as vantagens de negócio para as empresas de Castelo Branco e como funciona o Panamá foram questões abordadas por Ilka Varela de Bares.
“Panamá encontra-se no centro, entre o Atlântico e o Pacífico, é assim uma via para cortar distância entre dois continentes”, adiantou.
O tão famoso Canal do Panamá não foi esquecido durante a apresentação, já que, é uma das principais vias de negócio deste país, que é assim o mais meridional da América Central. Segundo explicou a embaixadora, a receita proveniente do Canal do Panamá representa uma parcela significativa do PIB do país, tornando Panamá com a segunda maior economia da América Central.
Sendo um atalho para a Ásia, o Canal do Panamá foi a materialização de um antigo sonho da navegação do mundo ocidental. Ligou os oceanos Atlântico e Pacífico e encurtou distâncias entre o Ocidente e o Extremo Oriente.
O Seminário Saber Mais Mercado do Panamá contou ainda com testemunhos de empresas presentes no Mercado deste país. Este evento foi organizado em parceria com a Embaixada do Panamá em Portugal e com a Casa América Latina, realizado no âmbito do Projeto Conjunto de Internacionalização 2015/16, financiado no âmbito do Portugal 2020.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet