Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 3 de junho de 2016

Seis concelhos de Faro, Beja, Castelo Branco e Santarém em risco 'Elevado' de incêndio

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Seis concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Beja e Santarém apresentam hoje risco 'Elevado' de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Seis concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Beja e Santarém apresentam hoje risco 'Elevado' de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponível às 06:00 na página do IPMA na Internet, em risco 'Elevado' de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Barrancos (Beja), Loulé e São Brás de Alportel (Faro).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quanto ao estado do tempo, o instituto prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até final da manhã, nebulosidade que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira, com possibilidade de ocorrência de chuva fraca.

O IPMA prevê também durante a tarde aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior, vento em geral fraco do quadrante oeste, tornando-se moderado nas terras altas da região centro a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em especial do litoral e descida da temperatura máxima.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até meio da manhã, vento em geral fraco do quadrante oeste, tornando-se moderado no litoral e nas terras altas a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena descida da temperatura mínima e descida da máxima.

Na Madeira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado e vento em geral fraco predominando de noroeste.

Para o grupo ocidental (Flores e Corvo) está previsto períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos e vento oeste fresco a muito fresco com rajadas até 65 quilómetros por hora.

No grupo central (Graciosa, São Jorge, Terceira, Faial e Pico) prevê-se céu muito nublado, com boas abertas a partir da manhã, períodos de chuva na madrugada, passando a aguaceiros fracos e vento sudoeste moderado na madrugada, rodando para oeste.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) a previsão aponta para céu muito nublado, com abertas a partir da manhã, períodos de chuva na madrugada, passando a aguaceiros fracos e vento sudoeste/oeste moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora na madrugada, tornando-se bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 14 e 22 graus Celsius, no Porto entre 14 e 20, em Vila Real entre 13 e 24, em Viseu entre 11 e 21, em Bragança entre 14 e 27, na Guarda entre 14 e 21, em Coimbra entre 13 e 21, em Castelo Branco entre 15 e 25, em Santarém entre 14 e 24, em Évora e Beja entre 13 e 26, em Faro entre 16 e 24, no Funchal entre 19 e 23, em Ponta Delgada entre 17 e 20, na Horta entre 17 e 21 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 18.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!