Por: Diario Digital Castelo Branco
Decorreu na Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) o IV Encontro da iniciativa 'Pensar a Beira Baixa' sob o tema 'Turismo como factor de sustentabilidade regional', com a presença de Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro.
Decorreu na Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) o IV Encontro da iniciativa 'Pensar a Beira Baixa' sob o tema 'Turismo como factor de sustentabilidade regional', com a presença de Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro.
A iniciativa promovida pela AEBB -, reúne um grupo de intervenientes ligados a vários setores de atividade do distrito de Castelo Branco (empresarial, cultural, educacional, politica, social,…), cuja experiência profissional e/ou pessoal, constituem uma mais-valia para promover uma reflexão conjunta sobre o 'pulsar' da região.
Esta iniciativa assenta na partilha de experiências e conhecimentos, considerando seis temas de reflexão: Ruralidade; Mobilidade; Turismo; Tecido Empresarial; Educação/Cultura e Saúde, e cujos outputs gerados se traduzam em propostas concretas para uma atuação conjunta a nível regional.
Após a realização do IV Encontro sob o tema 'TURISMO', a equipa de coordenação do projeto, liderada pela AEBB, em colaboração com a Universidade da Beira Interior e o Instituto Politécnico de Castelo Branco, tornaram público as principais conclusões do Encontro e propostas de atuação conjunta.
Reconhecendo a importância do conceito 'TURISMO' como fator chave para o desenvolvimento socioeconómico da região, gerador de oportunidades e desafios, esta abordagem assume uma importância central pelo seu potencial e transversalidade, gerador de dinâmicas em várias linhas de atuação sócio-económica do território.
Partindo do princípio que o Turismo é uma atividade altamente dependente de ambientes intactos, o facto de estarmos perante uma região de baixa densidade e de ocupação, representa um indicador abonatório do ponto de vista de conservação e proteção da qualidade ambiental, patrimonial, endógena e paisagística do território. É aqui que reside o enorme potencial do território da Beira Baixa: uma oferta de elevado impacto na captação de fluxos turísticos que importa trabalhar e promover junto dos vários mercados.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet