Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 26 de agosto de 2011

Automóvel: Autoeuropa quer 70% de componentes portugueses nos automóveis em “três ou quatro anos”

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O diretor-geral da Autoeuropa, António de Melo Pires, disse hoje que a empresa quer “em três ou quatro anos” aumentar o uso de componentes portugueses nos automóveis para 70 por cento.

O diretor-geral da Autoeuropa, António de Melo Pires, disse hoje que a empresa quer “em três ou quatro anos” aumentar o uso de componentes portugueses nos automóveis para 70 por cento.

Em 2010, indicou o responsável, a taxa encontra-se nos 58 por cento, face aos 57 por cento de 2009, sendo assim o número mais elevado registado na fábrica desde 1995.

“O que temos estado a fazer nos últimos meses é aumentar a incorporação nacional [de peças], seja pela relocalização de peças produzidas no estrangeiro para Portugal ou pelo aumento de compras no mercado nacional em termos de serviços”, disse António de Melo Pires aos jornalistas no final de uma visita do ministro da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira, à fábrica automóvel de Palmela.

O diretor-geral da Autoeuropa disse aos jornalistas que falou com o governante sobre a construção de uma linha ferroviária de mercadorias em bitola europeia, que Álvaro Santos Pereira havia já abordado numa recente visita a Sines.

Na ocasião, o governante defendeu hoje que a construção da linha, entre Sines e a fronteira franco-espanhola, vai gerar “maior competitividade das exportações portuguesas”.

“A aposta prioritária deste Governo passa por uma maior competitividade das exportações portuguesas e para tal teremos que apostar na bitola europeia de mercadorias em conjugação, obviamente, com as autoridades espanholas”, disse então.

António de Melo Pires realça que a Autoeuropa teve no primeiro semestre "resultados muito positivos" e o segundo semestre "também se afigura muito bom".

"Nos próximos anos temos garantia de uma estabilidade de volume que nos faz para já viver sem grandes preocupações", declarou o responsável, adiantando que a partir da próxima semana haverá um aumento da produção de carros de 600 para 625 veículos por dia.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!