Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 16 de junho de 2016

Castelo Branco: ACICB satisfeitos com eventual redução de portagens

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O presidente da Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (ACICB), Adelino Minhós, afirma que a redução do valor das portagens, além de bem-vinda, é de inteira justiça, sobretudo para Castelo Branco.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (ACICB), Adelino Minhós, afirma que a redução do valor das portagens, além de bem-vinda, é de inteira justiça, sobretudo para Castelo Branco.

"A baixa [do preço] das portagens, além de bem-vinda, é de inteira justiça para a nossa região [Castelo Branco], até porque não se entende porque é que pagamos portagens mais elevadas do que na A1", disse à agência Lusa Adelino Minhós em alusão à A23.

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu na quarta-feira que as portagens nas antigas autoestradas sem custos para o utilizador (Scut) poderão baixar ainda este verão, adiantando que vai contactar as forças políticas para um consenso em matéria de descentralização.

O líder do executivo respondia a uma pergunta momentos antes formulada pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que pretendeu saber quando é que o Governo tenciona cumprir uma resolução já aprovada na Assembleia da República a recomendar uma redução das portagens cobradas nas antigas Scut.

António Costa disse que o Governo "tomou boa nota da recomendação que foi aprovada na Assembleia da República" e que o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, tem vindo a desenvolver as negociações necessárias "para que possa ser executada ainda este verão".

O presidente da ACICB adiantou que existe uma diferenciação que não é compreensível nem tolerável: "Tudo o que vier a repor essa injustiça que, na minha opinião, é uma injustiça, é bem-vinda".

Este responsável sublinhou ainda que a redução ou a abolição de portagens nas ex-Scut é uma luta que os empresários têm vindo a travar há algum tempo.

"Nós reiteramos essa vontade e esperamos que se venha a traduzir no terreno essa realidade, tendo em vista que o nosso território, por um conjunto de decisões centrais, tem sido discriminado, na minha opinião, negativamente, quando precisa exatamente do contrário, de uma discriminação positiva", sustentou.

A autoestrada da Beira Interior (A23) permite a ligação entre Torres Novas e a Guarda e atravessa os distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!