Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 18 de junho de 2016

Castelo Branco: InovCluster aposta na internacionalização do agroalimentar

Por: Diario Digital Castelo Branco

A Câmara Municipal de Castelo Branco, com o apoio da InovCluster, levou a cabo na passada 3ª-feira, dia 14, uma sessão de brainstorming alusivo à temática da internacionalização, com cerca de 20 empresas de Castelo Branco do setor agroalimentar. 

A Câmara Municipal de Castelo Branco, com o apoio da InovCluster, levou a cabo na passada 3ª-feira, dia 14, uma sessão de brainstorming alusivo à temática da internacionalização, com cerca de 20 empresas de Castelo Branco do setor agroalimentar. 

Da reunião ficou disponibilidade da InovCluster em apoiar as empresas na conquista de novos mercados, quer através da participação do tecido empresarial nas ações aprovadas (feiras, ações promocionais e missões inversas), quer através do apoio no desenvolvimento de estratégias individuais para as empresas. 

Segundo o comunicado a que o Diário Digital teve acesso, para 2016 e 2017 estão igualmente previstas mais de 10 ações de internacionalização em mercados como tão diversos como a Finlândia, Alemanha, Dinamarca, Suíça, França, França e Dubai.

A sessão assumiu-se como um verdadeiro instrumento dinâmico e momento de reflexão sobre a estratégia e as práticas de internacionalização das empresas da região e teve como objetivos a identificação das empresas com interesse e condições para integrar processos de internacionalização, definição de um plano de internacionalização para empresas da região de Castelo Branco, rentabilizar a presença das empresas em ações internacionais, aumentar o seu nível de capacitação e contribuir para o aumento da competitividade das empresas em mercados internacionais.

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco manifestou a sua disponibilidade para apoiar as empresas quer na inovação quer na internacionalização, desde que não seja a título individual, privilegiando o apoio a ações de carácter coletivo quer setoriais quer territoriais. Para Luís Correia, “a participação das empresas em ações de internacionalização deve ser feita numa lógica de continuidade e de forma integrada”.

A metodologia utilizada durante a sessão evidenciou as principais dificuldades das empresas no processo de internacionalização, nomeadamente a falta de recursos humanos dedicados e a falta de capacitação em áreas estratégicas.

A InovCluster mostrou toda a sua disponibilidade para apoiar as empresas na conquista de novos mercados, quer através da participação do tecido empresarial nas ações aprovadas (feiras, ações promocionais e missões inversas), quer através do apoio no desenvolvimento de estratégias individuais para as empresas.

A InovCluster tem previsto em 2016 e 2017 mais de 10 ações de internacionalização em mercados como Finlândia, Alemanha, Dinamarca, Suíça, França, França e Dubai.

Estas ações inserem-se no âmbito estratégico de atingir a excelência no sector Agroindustrial e privilegiando a integração dos seus associados, pretende apresentar-se como uma entidade/estrutura munida de valências que permitam assessorar, projetar e apoiar a divulgação dos produtos/serviços dos seus associados a nível internacional.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!