Castelo Branco: Conservatório encerra ano letivo com cartaz repleto de atividades

Com o término do ano letivo o Conservatório tem realizado diversos concertos com algumas estruturas musicais desta escola.

  • Educação
  • Publicado: 2016-07-04 12:18
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

om o término do ano letivo o Conservatório tem realizado diversos concertos com algumas estruturas musicais desta escola.

Á semelhança de anos anteriores, o palco da cidade escolhido para os dois concertos finais foi o Cine-Teatro Avenida. Contando com um repertório bastante diversificado, no dia 18 apresentou-se a orquestra de cordas sob direção de Hadewych Steenbergen, e a orquestra de sopros e sinfónica sob orientação de Bruno Cândido.

Os destaques deste concerto foram inevitavelmente os alunos que se apresentaram a solo com orquestra (Eduarda Caldeira e Miguel Ventura), mostrando o rigor de qualidade musical que sempre foi notável nesta escola. Num registo um pouco diferente, no dia 24 subiram ao palco o ensemble de cordas, dirigido por Nicolas Celis e os instrumentais Orff com coro e pequeno ensemble de cordas. A direção de toda esta estrutura esteve a cargo da professora Goretti Cravo, que contou com o trabalho coral das professoras Mónia Ventura e Ema Casteleira.

No dia 28 foi a vez do Conservatório se deslocar a Oledo, para a realização de um concerto na Igreja Matriz desta localidade. A representação musical esteve a cargo de alguns solistas de guitarra, box ensemble dirigido por Jorge Pires e ensemble de cordas orientado por Nicolas Celis. Este concerto teve o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, vila onde o Conservatório possui um pólo de ensino.

Visando premiar o bom trabalho que os alunos desta instituição têm desenvolvido, o Conservatório promoveu mais uma vez o seu concurso interno. Depois da 1.ª fase de provas, onde ficaram apurados 33 alunos, no dia 27 os mesmos apresentaram-se para o concerto de laureados, onde foram atribuídos os “Prémios Melhor Intérprete” em cada categoria, e o “Prémio Maria do Carmo Gomes”. Este último foi a novidade deste ano, pretendendo homenagear a primeira diretora do Conservatório, responsável pelo sucesso que delineou desde o primeiro momento de vida desta instituição. Os premiados foram: Diogo Crespo (clarinete) na categoria A, Guilherme Lopes (trompete) categoria B, Sebastião Mateus (piano) na categoria C, Jéssica Reis (acordeão) na categoria D, Beatriz Corodi (violino) na categoria E e por último Tomás Rafael (piano) na categoria F. Já o Prémio Maria do Carmo Gomes foi atribuído à aluna Beatriz Corodi.

Nos dias 28 e 29 decorreu a 3.ª edição das “Novas Ideias”. No âmbito da disciplina de Análise e Técnicas de Composição, ministrada pelo professor Duarte Silva, os alunos finalistas do Conservatório Regional de Castelo Branco e da Academia de Música e Dança do Fundão apresentaram as suas composições, demonstrando assim os seus dotes nesta área.
Depois das "Novas Ideias" terem sido apresentadas para o público fundanense no dia 28, ontem foi a vez do Conservatório poder assistir a estas novas peças. Este também foi um momento bastante enriquecedor de partilha, entre estas duas escolas do ensino artístico.

Já no passado Sábado o conservatório participou num espetáculo organizado pela escola de dança Chirosauna. Num registo um pouco diferente, a orquestra sinfónica e alguns professores solistas interpretaram uma sevilhana, um fandango, uma polonaise e uma czarda.

PUB

PUB

PUB

PUB