Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 4 de julho de 2016

Castelo Branco: Chibatas representam distrito no Algarve

Por: CRISTINA VALENTE no Algarve

O Grupo de Percussão "Os Chibatas" estiveram no fim de semana em Tunes, no Algarve, para participar no 10º Festival Bons Sons. Esta foi a primeira atuação do grupo fora do distrito, representando Castelo Branco, e a música tradicional da região neste festival por terras algarvias.

O Grupo de Percussão "Os Chibatas" estiveram no fim de semana em Tunes, no Algarve, para participar no 10º Festival Bons Sons.

Esta foi a primeira atuação do grupo fora do distrito, representando Castelo Branco, e a música tradicional da região neste festival por terras algarvias.

Uma atuação esperada com alguma ansiedade por parte de todo o grupo, que estava com muita vontade de mostrar o seu trabalho e as músicas e cantares da Beira Baixa

"É sempre uma nova, a primeira atuação fora da nossa zona de conforto, longe do nosso público. Ao mesmo tempo é uma responsabilidade vir ao Algarve representar a nossa cidade e a Beira Baixa. Para o grupo é uma ótima experiência, pois conseguimos absorver pontos positivos deste intercambio com grupos, de outras regiões do país" afirma Sílvia Resende, presidente da Associação Juvenil Ribeiro das Perdizes.

Deste convívio com outros grupos, nascem contactos, quem sabe para o próximo encontro em Castelo Branco.

Tatiana Resende, coordenadora do Grupo, considera estes encontros importantes para conhecer outras formas de trabalhar, outros estilos musicais. Os Chibatas apresentaram 4 temas, todos cantados, tentando desta forma marcar a sua atuação pela diferença.

"Sabíamos que os outros grupos iam apresentar apenas temas rítmicos, queríamos marcar a diferença, e apresentar temas todos eles cantados. São temas que exigem mais de nós, porque para além do esforço que temos que fazer a tocar temos também que cantar, mas para sermos diferentes tinha que ser." Afirma Tatiana Resende.

Os Chibatas têm tido uma agenda bem cheia, "principalmente no concelho de Castelo Branco, mas este ano, já temos tido vários convites para outros concelhos e até para outros distritos" diz Tatiana Resende.

"As atuações para mais longe, são sempre mais dispendiosas e temos que ponderar sempre muito bem" acrescente Sílvia Resende, que lembra que sem o apoio da autarquia seria difícil, "senão impossível" esta ida ao Algarve.

A próxima atuação, é também fora do distrito, dia 16, Os Chibatas vão atuar em Alegrete no distrito de Portalegre. 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!