Por: Patrícia Calado
O Bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, garantiu que “no final do próximo ano, todos os portugueses vão ter médico de família”.
O Bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, garantiu que “no final do próximo ano, todos os portugueses vão ter médico de família”.
“A partir daí começamos a formar médicos de família para o desemprego. Portanto há que reduzir o número de utentes por cada médico de família, 1900 utentes por cada médico de família não permite uma acessibilidade adequada. Será esse o próximo passo”, anunciou o Bastonário, em Castelo Branco, durante a Homenagem às médicas com 25 anos de inscrição na Ordem dos Médicos.
De acordo com José Manuel Silva, o que falta ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) é o financiamento, já que, “todos os problemas advém da falta de financiamento”.
“Tínhamos o melhor Serviço Nacional de Saúde do mundo, conseguimos fazer muito mais e muito melhor, mas com muito menos. É evidente que há países que conseguem uma melhor performance porque gastam o dobro per capita daquilo que nós gastamos. Se pudéssemos gastar mais dinheiro per capita também podíamos fazer melhor”, explicou.
Outro problema que advém da falta de financiamento é a distribuição desequilibrada de médicos. “O Interior devia ter medidas de estímulo à fixação dos médicos, tem sido falado nisso em termos políticos, mas não têm sido tomadas medidas”, adiantou.
Para além disso, o Bastonário avisou que o baixo vencimento dos médicos resulta de uma elevada taxa de emigração, já que, muitos deles procuram o primeiro emprego com cerca de 30 anos e com responsabilidades familiares.
“O ritmo de emigração tem vindo a crescer. Há um contrassenso, temos falta de médicos e há tantos a emigrar. Um médico quando procura o primeiro emprego já tem por volta de 30 anos de idade, portanto é complicado vir para o Interior e ter que sustentar duas casas, por isso, emigra. Se lhes oferecessem condições, eles fixavam-se em Portugal, nomeadamente no Interior do país”, concluiu.
A visita do Bastonário da Ordem dos Médicos a Castelo Branco realizou-se no âmbito da Homenagem a Gabriela Almeida, Maria de La Salete Valente, Paula Rodolfo e Célia Vicente, médicas com 25 anos de Inscrição na Ordem dos Médicos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet