Por: Patrícia Calado
Andreia Amaral, Eva Faria, António Gomes, Hugo Lopes, Luís Barroso, Nuno Monteiro, Paulo Barroso, Pedro Faria, Pedro Pitté, Rui Fernandes, Sérgio Gaspar, Pedro Lopes, António Lopes e Leonido Afonso são os nomes da recém-criada equipa de Atletismo da Casa do Benfica em Castelo Branco. A apresentação decorreu nas celebrações do 21.º aniversário desta casa.
Andreia Amaral, Eva Faria, António Gomes, Hugo Lopes, Luís Barroso, Nuno Monteiro, Paulo Barroso, Pedro Faria, Pedro Pitté, Rui Fernandes, Sérgio Gaspar, Pedro Lopes, António Lopes e Leonido Afonso são os nomes da recém-criada equipa de Atletismo da Casa do Benfica em Castelo Branco. A apresentação decorreu nas celebrações do 21.º aniversário desta casa, que decorreu na sexta-feira, dia 29.
Esta é assim uma equipa para a vertente de estrada, masculinos e femininos seniores e veteranos, 15 atletas federados, 12 masculinos e dois femininos.
“Mas é nossa aspiração dentro em breve, com o apoio das entidades competentes, enveredarmos pelo caminho das camadas jovens, pelo caminho da formação e aí também temos já garantido todo o apoio da Secção de Atletismo do Sport Lisboa e Benfica”, adiantou Pedro Lopes, Presidente da Casa do Benfica em Castelo Branco.
Neste 21.º ano de vida, muito foi alcançado pela Casa do Benfica em Castelo Branco, nomeadamente no andebol. A equipa infantil participou nas fases correspondentes na zona de Leiria, esteve presente no torneio de Andebol Cidade de Castelo Branco ficando em 4.º lugar. Nesta modalidade, a atleta Lara Marques conquistou o prémio de melhor guarda-redes e a atleta Inês Neves entrou no quadro das melhores marcadoras do Campeonato Nacional.
Quanto à equipa de iniciadas, assegurou presença no Campeonato Nacional, participou no Torneio São Pedro do Sul ficando em 8.º lugar. Relativamente ao Torneio Primavera, em Leiria, as meninas desta casa alcançaram o 2.º lugar, em que Joana Pissarra foi nomeada como melhor marcadora. A equipa de seniores também trouxe alegrias com o 5.º lugar no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, sendo que, a atleta Inês Ribeiro foi considerada a 3.ª melhor marcadora.
A nova época já está a ser planeada e a Casa do Benfica em Castelo Branco vai contar com equipas em todos os escalões nos campeonatos nacionais.
Porém, o andebol não é a única modalidade que enche de orgulho a Casa do Benfica, já que, na Sueca, Luís Marques e Vítor Fernandes venceram o Campeonato Distrital de Sueca. O campeonato decorreu de dezembro até maio, foi composto por 12 provas e organizado pela Associação de Jogos Tradicionais do Distrito de Castelo Branco (AJTD).
A Pesca Desportiva é outra modalidade em destaque nesta casa, já que a equipa marca presença em diversos convívios, alguns de dimensão nacional e com a presença de várias equipas do Sport Lisboa e Benfica. A secção está a disputar a 2.ª Divisão dos Campeonatos Federativos e Francisco Taborda ainda pode alcançar a 1.ª Divisão.
Pedro Lopes salientou a dinâmica da Casa do Benfica em Castelo Branco, pois com este vasto conjunto de atividades, conseguem “projetar cada vez mais” esta casa e a cidade albicastrense.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet