Por: Diário Digital Castelo Branco
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) integra o projeto AIRMOB – “Developing Skills and Capabilities for Innovative Air Mobility”, iniciativa europeia com o objetivo de impulsionar a inovação na formação para o setor emergente da Mobilidade Aérea Inovadora (IAM).
Em tempos de drones, táxis aéreos e aviação avançada, o AIRMOB está a construir uma rede de cinco Centros de Excelência Profissional (CoVEs) regionais – em Portugal, Espanha, Itália, Turquia e Irlanda. Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, esta comunidade internacional agrega formadores profissionais, líderes da indústria e investigadores para garantir que os programas de formação acompanham as tecnologias de ponta e as necessidades da força de trabalho na aviação não tripulada e inteligente.
De acordo com o consórcio, “o projeto reforça a liderança da Europa em sistemas de mobilidade aérea seguros, sustentáveis e inteligentes, apoiando a dupla transição para transportes ecológicos e digitais” e “capacita a força de trabalho europeia para adotar soluções IAM – desde entregas urbanas por drones a táxis aéreos elétricos – e para liderar uma era de mobilidade mais limpa e inteligente”.
Cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, o projeto é coordenado Deep Blue SRL, de Itália, e reúne mais de 30 parceiros de Itália, Irlanda, Portugal, Espanha, Turquia, Chipre e Bélgica. Este consórcio diverso abrange instituições de ensino e formação profissional, universidades, centros de investigação, PME, autoridades públicas e partes interessadas da indústria.
Do lado de Portugal, para além do Politécnico de Castelo Branco (IPCB), integram o projeto a Universidade da Beira Interior (UBI), a INOVA+, a Almadesign e o Grupo Ensinus.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet