Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Penafiel recebeu e venceu hoje o Sporting da Covilhã, por 1-0, na primeira jornada da edição 2016/17 da II Liga de futebol, em jogo disputado sob um calor abrasador.
O Penafiel recebeu e venceu hoje o Sporting da Covilhã, por 1-0, na primeira jornada da edição 2016/17 da II Liga de futebol, em jogo disputado sob um calor abrasador.
O único golo do encontro foi apontado por Zarabi, na própria baliza, aos 77 minutos, numa tentativa de corte que traiu Hugo Marques, uma das figuras do encontro.
O guarda-redes serrano, recrutado ao Kabuscorp, de Angola, negou por três vezes o golo aos locais no primeiro tempo, opondo-se com grandes intervenções a cabeceamentos de Fábio Fortes e Wellington, nos dois casos aos 25 minutos, e a um remate de Gonçalo Abreu, já nos descontos.
Com cinco reforços em cada um dos ‘onzes’, Penafiel e Covilhã proporcionaram um espetáculo possível, face ao muito calor que se fez sentir, com reflexos na toada (morna) do jogo.
Com melhores individualidades, os serranos tiveram mais posse de bola e chegaram a remeter o Penafiel para o seu meio campo, sobretudo no arranque da segunda parte, mas os locais responderam com acerto defensivo, uma grande consistência a meio campo, aproveitando melhor os lances de bola parada.
Os três lances de golo do primeiro tempo conseguidos pelo Penafiel não espelhavam o equilíbrio em campo e seria até o Covilhã a dar a ideia de, nesta altura precoce da época, ter mais argumentos para resolver o jogo a seu favor.
Em rigor, os pupilos de Filipe Gouveia acabaram por não traduzir em lances de golo o futebol produzido e os locais, muito experientes, acabaram por capitalizar a lesão do lateral esquerdo Joel, o que obrigou Mike a derivar da direita.
Paulo Alves colocou Fernando no corredor direito e, numa das insistências, o brasileiro ganhou posição ao improvisado defesa esquerdo do Covilhã, centrou para a área e Zarabi, na tentativa de cortar o lance, acabou por bater o seu colega da baliza.
O Covilhã nunca desistiu de chegar ao empate, mas os penafidelenses juntaram as linhas e não permitiram situações de perigo junto à baliza de Ivo Gonçalves, conservando com mérito a vantagem no marcador até ao final da partida.
Jogo disputado no Estádio 25 de Abril, em Penafiel.
Penafiel-Sporting da Covilhã, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Zarabi, 77 minutos (própria baliza).
Equipas:
- Penafiel: Ivo Gonçalves, Kalindi, João Paulo, Pedro Ribeiro, Daniel Martins, Romeu Ribeiro, André Fontes, Wellington (Mbala, 74), Hélio (Fernando, 57), Gonçalo Abreu (Djibril, 87) e Fábio Fortes.
(Suplentes: Tiago Rocha, Luís Dias, Paulo Bessa, Djibril, César, Mbala e Fernando).
Treinador: Paulo Alves.
- Sporting da Covilhã: Hugo Marques, Mike, Zarabi, Zé Pedro, Joel (Fabinho, 72), Diarra, Gilberto, Davidson, Pintassilgo (Filipe Chaby, 60), Luís Pinto (Adriano, 67) e Éder Díez.
(Suplentes: Igor, Diogo Gaspar, Fabinho, Filipe Chaby, Harramiz, Cristian Ponde e Adriano).
Treinador: Filipe Gouveia.
Árbitro: Luís Ferreira (Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Diarra (70) e Fabinho (89).
Assistência: 561 espetadores.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet