Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 3 de setembro de 2011

Santana Lopes aceitou convite do Governo para provedor da Misericórdia de Lisboa - fonte oficial

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Pedro Santana Lopes aceitou o convite do Governo para o cargo de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), disse hoje à Lusa fonte oficial do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social.

Pedro Santana Lopes aceitou o convite do Governo para o cargo de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), disse hoje à Lusa fonte oficial do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social.

A fonte confirmou que "o Governo convidou Pedro Santana Lopes para o cargo de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa", adiantando que o "convite foi aceite" pelo ex-primeiro-ministro.

O jornal Sol online já tinha noticiado que Santana Lopes tinha sido convidado pelo Governo para exercer o cargo de provedor da principal Misericórdia portuguesa.

O social-democrata Pedro Santana Lopes sucederá ao socialista Rui Cunha, antigo secretário de Estado da Inserção Social e que se encontrava a ocupar o lugar de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desde 2005.

Santana Lopes é atualmente vereador na Câmara Municipal de Lisboa, desconhecendo-se se acumulará as duas funções.

Nos termos dos respetivos Estatutos, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é uma pessoa coletiva de direito privado e utilidade pública administrativa.

A tutela da SCML é exercida pelo membro do Governo que superintende a área da Segurança Social e abrange, além dos poderes especialmente previstos nos Estatutos, a definição das orientações gerais de gestão, a fiscalização da atividade da Misericórdia de Lisboa e a sua coordenação com os organismos do Estado ou dele dependentes.

Os respetivos Estatutos estabelecem que a Misericórdia de Lisboa tem como principais fins "a realização da melhoria do bem-estar das pessoas, prioritariamente dos mais desprotegidos, abrangendo as prestações de ação social, saúde, educação e ensino, cultura e promoção da qualidade de vida", bem como "o desenvolvimento de iniciativas no âmbito da economia social".

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!