Por: Diario Digital Castelo Branco
Com a época prestes a começar, Diário Digital Castelo Branco, foi ouvir o responsável máximo do Clube Desportivo de Alcains, Élio Esteves. O dirigente confirma a sua recandidatura nas eleições de setembro, e fala do projeto de melhoramento do campo de jogos que apresentou à Autarquia Albicastrense.
Com a época prestes a começar, Diário Digital Castelo Branco, foi ouvir o responsável máximo do Clube Desportivo de Alcains, Élio Esteves.
O dirigente confirma a sua recandidatura nas eleições de setembro, e fala do projeto de melhoramento do campo de jogos que apresentou à Autarquia Albicastrense.
Diário Digital Castelo Branco (DDCB): A época está prestes a começar. Considera que, este ano, Alcains é um forte candidato ao título?
Élio Esteves: Sim. Vai ser o quinto ano que esta direção está, temos procurado ficar no 1.º lugar. Não conseguimos, ficámos três vezes em 2.º lugar e uma vez em 3.º. Este ano voltamos a ter uma equipa forte para lutar pelo 1.º lugar. Queremos também chegar à final da Taça.
DDCB: Mas quais são os principais objetivos para esta temporada?
Élio Esteves: Temos três competições. A Taça de Portugal, que vai começar dia 4 de setembro, preparamo-nos para chegar o mais longe possível. Quanto ao campeonato, é ganhar o máximo de jogos possíveis para lutarmos pela subida de Divisão.
DDCB: A equipa vai começar a época no dia 4 para a Taça de Portugal, em que vão receber Oleiros. Sente-se confiante para este encontro?
Élio Esteves: Sim, temos de ter confiança, sobretudo porque é em casa, portanto temos boas hipóteses de ganhar. Claro que partimos em desvantagem porque temos menos dias de treino, a equipa está limitada em termos de lesões e castigos. Mas vamos tentar ganhar esse jogo.
DDCB: Têm uma equipa composta por 17 jogadores, um plantel talvez reduzido. Haverá alterações, mais caras novas?
Élio Esteves: Sim, neste momento temos dois jogadores com lesões graves, não sabemos quando é que poderão começar a treinar e, em princípio, vão entrar mais três jogadores, um segundo guarda-redes, um médio e um avançado.
DDCB: Ainda assim, não considera que seja um plantel reduzido?
Élio Esteves: Pela experiência que tenho, penso que não. Já tivemos planteis de 22 jogadores e até achámos que era em excesso, tivemos que dispensar alguns na altura. Penso que 20 jogadores chega perfeitamente para a Distrital.
DDCB: Como é que o clube está a nível de apoios?
Élio Esteves: Temos os apoios fixos, portanto o da autarquia e da Junta de Freguesia, que são estes os principais apoios. Temos também as quotas dos sócios, temos um sorteio que já vai na 29.ª edição, alguns eventos durante o ano para angariar receitas. Quanto a publicidade, temos alguma, apesar de ser cada vez menos. Mas a receita principal é a da Câmara Municipal.
DDCB: Considera que são apoios suficientes para o plantel sénior, para a formação e para a outra modalidade que o Clube Desportivo de Alcains apresenta, o ténis de mesa?
Élio Esteves: Suficiente nunca é, pedimos sempre mais. Mas em termos de orçamento geral do clube, a receita da autarquia anda à volta dos 35%. Temos um esforço de 65/70% que a direção tem que captar através dos sócios e eventos que fazemos.
DDCB: Brevemente o Clube Desportivo de Alcains vai a eleições. Vai recandidatar-se?
Élio Esteves: Sim, esta direção irá apresentar uma lista para o próximo mandato. Já houve duas eleições em que não apareceu mais nenhuma lista. Em setembro será feita uma assembleia de contas, para a apresentação das mesmas, eleições e tomada de posse. Ainda não se sabe o dia, mas será em meados de setembro.
DDCB: Esta direção tem já algum projeto em mente para o próximo mandato?
Élio Esteves: Sim, apresentámos um projeto há cerca de dois meses à Câmara Municipal relativamente ao campo de jogos. Desde 2003, que foi quando fizeram a ampliação das bancadas e a cobertura, nunca mais teve nenhuma intervenção de fundo. Com este projeto, se a Câmara Municipal achar por bem e der uma boa ajuda, será um projeto interessante para o campo. É uma requalificação quase geral deste espaço.
DDCB: Em quanto está orçamentado o projeto?
Élio Esteves: À volta de 700 mil euros.
DDCB: Após a apresentação deste projeto à autarquia albicastrense, qual foi o feedback dado?
Élio Esteves: Viemos com boas indicações, mas sabemos que é um valor um bocado alto, porque engloba uma série de intervenções. Mas poderá ser feito por fases, entendemos que não dê para fazer tudo de uma vez. Penso que poderá ser realizado a médio-prazo.
DDCB: Qual é a requalificação mais urgente a fazer?
Élio Esteves: Definimos prioridades. A mais urgente, devido à formação, é o campo sintético onde está o campo de terra batida. Os miúdos usam o relvado, jogam no pelado e também utilizam o campo sintético da Escola Secundária, portanto andamos com a casa às costas. Os miúdos não sentem ligação ao clube, porque estão um pouco distantes uns dos outros, portanto penso que o sintético seria prioridade mais imediata. Depois o projeto engloba um pequeno multiusos, onde se encontra o ringue. Depois é a zona envolvente e mais umas salas que precisamos, neste momento, não temos arrecadações nem salas para a formação. Também temos o alargamento do posto médico e a zona exterior do pião, levar um arranjo.
DDCB: Relativamente à outra modalidade deste clube, o ténis de mesa. Onde é que treinam os jogadores?
Élio Esteves: Jogam na Escola Secundária de Alcains e como a maior parte dos jogadores são de Castelo Branco, treinam no Pavilhão Municipal de Castelo Branco. Estão na 2.ª Divisão Nacional, tem sido difícil manter a equipa.
DDCB: Quantos jogadores constituem a equipa?
Élio Esteves: O ano passado tínhamos duas equipas: A e B. Este ano voltamos a ter só uma equipa, entre cinco a seis jogadores, depende da disponibilidade.
DDCB: E quanto à formação? Quantos jovens pertencem à formação do Clube Desportivo de Alcains?
Élio Esteves: Este ano, vamos começar em setembro e ainda não sabemos quantos são. Mas fazendo a média, estamos a falar entre 60 a 70 miúdos, desde os petizes até aos infantis. Este ano não temos iniciados, porque parte deles passaram a juvenis.
DDCB: No entanto, estão a tentar recrutar jovens para o escalão de iniciados?
Élio Esteves: Não vamos buscar jogadores fora, o que mais difícil torna a nossa tarefa. Os infantis são muito novos para a equipa de iniciados. Há juvenis, que é uma equipa que já vem há seis anos a ser acompanhada pelo mesmo treinador e tem feito um bom trabalho, se não se perder, poderá daqui a dois anos continuar para os juniores.
DDCB: Para terminar, que mensagem deixa aos adeptos do Clube Desportivo de Alcains?
Élio Esteves: Que venham aos nossos eventos e nos jogos, para nós já era motivo de satisfação. Sabemos que os apoios financeiros são difíceis, mas a presença deles é uma forma de contribuírem e deixam a direção satisfeita.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet