Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 5 de setembro de 2011

Beja: Turistas que chegam de Londres consideram aeroporto alentejano “Muito Bom”

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O aeroporto de Beja obteve uma avaliação média global de “Muito Bom” por parte de passageiros que viajaram de maio a julho entre Londres e Beja, a maioria de nacionalidade britânica e com menos de 45 anos.

O aeroporto de Beja obteve uma avaliação média global de “Muito Bom” por parte de passageiros que viajaram de maio a julho entre Londres e Beja, a maioria de nacionalidade britânica e com menos de 45 anos.

Estes são os principais resultados do estudo “Avaliação do Aeroporto de Beja - 1.º Trimestre”, hoje divulgado e que foi efetuado pela empresa “Critical Thinking” para a ANA - Aeroportos de Portugal.

O estudo foi realizado através de entrevistas diretas a uma amostra de 41 passageiros do universo de 164 que chegaram a Beja entre 22 de maio e 31 de julho, através da primeira operação comercial de voos “charter” no aeroporto daquela cidade e que liga semanalmente Londres e Beja.

Segundo o estudo, a média obtida na avaliação global do aeroporto de Beja feita pelos passageiros é de 4,7 valores, numa escala de 1 a 5, o que corresponde a uma nota de “Muito Bom”.

A “grande maioria” dos itens avaliados obteve “notas bastante positivas”, ou seja, de “Bom” e “Muito Bom”, sendo que os que se destacaram pela obtenção das melhores notas foram a distância a percorrer no terminal, a cortesia e a ajuda prestadas no “check-in”, o tempo de espera no controlo de passaportes, a sensação de segurança e a limpeza do terminal.

“A única exceção foi o item referente aos estabelecimentos comerciais, que obteve uma nota de “Suficiente Menos”, refere o estudo.

A eficiência/rapidez do serviço prestado foi considerada por 34 por cento dos inquiridos como a melhor experiência no aeroporto de Beja, seguindo-se a limpeza por 12 por cento.

Quanto à pior experiência, 54 por cento dos inquiridos não respondeu, 15 por cento consideraram que não tiveram nada a registar e 12 por cento apontaram a falta de lojas.

Segundo os dados do estudo, mais de metade dos inquiridos (56 por cento) são mulheres, a maioria (63 por cento) têm menos de 45 anos, quase todos residem no Reino Unido e 90 por cento têm nacionalidade britânica.

Quase metade (44 por cento) dos inquiridos fez entre três a cinco viagens nos últimos 12 meses, ou seja, são considerados passageiros “com disponibilidade para viajar e esclarecidos em relação aos destinos”.

Todos os passageiros inquiridos viajaram em classe económica/turística, a maioria (71 por cento) viajou em lazer e os restantes 29 por cento em negócios, sendo que a quase totalidade destes integraram o voo inaugural da ligação entre Londres e Beja.

O transporte mais utilizado pelos passageiros para chegarem ao aeroporto de Beja foi o autocarro, ao qual recorreram metade dos inquiridos, seguindo-se o táxi (20 por cento) e o carro alugado (17 por cento).

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!