Introduza pelo menos 5 caracteres.
Economia 20 de setembro de 2016

Idanha-a-Nova: CCR recebe conferência agrícola em Outubro

Por: Diario Digital Castelo Branco

A conferência Agricultura com Futuro: Hoje!”, vai realizar-se dias 21 e 22 de Outubro no Centro Cultural Raiano CCR , em Idanha-a-Nova.

A conferência Agricultura com Futuro: Hoje!”, vai realizar-se dias 21 e 22 de Outubro no Centro Cultural Raiano CCR , em Idanha-a-Nova.

A agricultura biológica e biodinâmica é promotora de inovação social, de redes de economia locais, de trabalho especializado e de melhoramentos ambientais. Oferece ao agricultor uma melhor qualidade de vida.

A conferência “Agricultura com Futuro: Hoje!” pretende demonstrar aos agricultores, técnicos agrícolas, consumidores, políticos e a todos os interessados que o trabalho na agricultura é uma atividade com futuro, já a partir de agora, hoje. No norte da Europa o mercado da agricultura biológica cresce mais de 10% por ano. No conjunto Europeu os produtos biológicos tem previsões de crescimento de 30% até 2030. Devido ao clima favorável e aos níveis de poluição mais baixos, os países da Europa do sul, como Portugal, possuem um enorme potencial de crescimento.

A inovação vem da Natureza: Em vez de ir para as grandes cidades e enfrentar um quotidiano de rotina, muitos jovens estão a virar-se para o campo, com projetos agrícolas, trazendo corpo e alma, procurando criar um estilo de vida mais harmonioso, renovando comunidades e criando novos mercados locais. Trabalhar com a natureza em vez de agir contra a natureza, traz surpreendentes observações de como os elementos naturais interagem uns com os outros e se complementam entre si. Ajudando na mudança do paradigma da importação de alimentos do estrangeiro, cada vez mais jovens agricultores embarcam no desafio de produzir alimentos locais de uma forma saudável para todos, respeitando a natureza e a integridade das plantas, dos animais e dos ecossistemas.

Sementes, alimentação e saúde estão interligadas. Valorizando os alimentos saudáveis poupamos certamente dinheiro nas farmácias. Para trabalhar com a Natureza é necessário muito conhecimento sobre as interações e os impactos entre o solo, o clima, as plantas, os animais e entre nós próprios. A conferência pretende ser uma coleta e ao mesmo tempo uma troca de conhecimentos e experiências, entre todos os participantes, sobre agricultura biológica e biodinâmica e a forma de criar sinergias de colaboração.

A conferência terá a duração de 2 dias com especialistas vindos de Portugal, Suíça, Alemanha, Reino Unido, Espanha, México, Holanda, França, Áustria e Brasil. Vários assuntos fulcrais serão apresentados pelos oradores principais, que serão, posteriormente, debatidos e aprofundados em 6 grupos de trabalho. Haverá também lugar a um concerto pelos portugueses Yemadas.

Terá lugar em Idanha-a-Nova, que se está a transformar no centro de Portugal para a agricultura biológica e biodinâmica, para a troca de conhecimento agrícola e para a cooperação e trabalho em rede. A agricultura é importante e todos fazem parte deste ciclo: produtores, consumidores e os entusiastas de novas e velhas práticas agrícolas sustentáveis.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!