Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Câmara Municipal de Proença-a-Nova vai manter o valor do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) no valor mais baixo permitido por lei e as famílias com dependentes vão ser beneficiadas com descontos adicionais, foi hoje anunciado.
A Câmara de Proença-a-Nova vai manter o valor do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) no valor mais baixo permitido por lei e as famílias com dependentes vão ser beneficiadas com descontos adicionais, foi hoje anunciado.
"Sendo uma forma de não incrementar os impostos, manter as taxas de IMI no valor mais baixo de acordo com a lei, só é possível pela gestão rigorosa do dinheiro público que tem sido feita e que reverte a favor dos munícipes", refere em comunicado o presidente do município, João Lobo.
Esta autarquia do distrito de Castelo Branco decidiu ainda dar um benefício adicional às famílias com dependentes.
No caso de ter um dependente usufrui de 20 euros de benefício, montante esse que se estende aos 70 euros no caso de ter três ou mais dependentes. As famílias com dois dependentes recebem um desconto de 40 euros.
"Com a aprovação destes valores, o município verá a receita proveniente deste imposto diminuída, mas é fundamental dar este sinal às famílias com um ou mais dependentes a seu cargo que tenham habitação própria e permanente no concelho", sustenta o autarca.
João Lobo adianta ainda que há muitos municípios que não estão a fazer este "esforço adicional" e sublinha que a Câmara de Proença-a-Nova tem optado por cobrar as taxas mínimas de IMI definidas por lei há já vários anos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet