Por: Diario Digital Castelo Branco
O Plangaio é um enchido típico das freguesias de Sobreira Formosa, Alvito da Beira e Montes da Senhora, situadas a norte do concelho de Proença-a-Nova que, pelo seu potencial gastronómico, vai estar em destaque na edição deste ano da Feira do Outono.
O Plangaio é um enchido típico das freguesias de Sobreira Formosa, Alvito da Beira e Montes da Senhora, situadas a norte do concelho de Proença-a-Nova que, pelo seu potencial gastronómico, vai estar em destaque na edição deste ano da Feira do Outono.
Desta forma, quem não conhece o seu sabor característico vai ter oportunidade de saborear este enchido, que é feito com massa de farinheira e ossos do espinhaço do porco, durante a realização do Festival de Outono que decorre na Praça Cónego José Esteves, em Sobreira Formosa, no próximo fim-de-semana, dias 24 e 25 de setembro.
O espaço gastronómico, dinamizado por um restaurante do concelho, será complementado por sete associações destas freguesias que disponibilizarão produtos locais e tradicionais, como a broa de milho, o bolo finto, o pão caseiro, as papas de carolo doces e outros petiscos para comer na hora.
“Este certame, como todos os outros que temos vindo a realizar como sejam o Festival da Cereja, a Feira da Tigelada e do Mel ou a Feira de Natal e da Filhó, também cria condições para, com o turismo de natureza, se gerar um produto turístico de base gastronómica de elevado potencial e com capacidade de atração com o objetivo de cada vez mais divulgarmos o nosso território e sermos visitados”, refere em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, João Lobo, presidente da Câmara Municipal.
No âmbito da divulgação do Plangaio, serão dinamizadas duas sessões de cozinha ao vivo: o chef Hélio Loureiro aceitou o desafio de confecionar o Plangaio e apresentará a sua proposta no sábado, às 18h00. No domingo, João Branco, chef do Restaurante do Hotel das Amoras, explicará uma das receitas que está disponível no menu do restaurante e que é uma desconstrução à forma tradicional de se comer Plangaio, normalmente servido cozido com couves igualmente cozidas. Esta sessão realiza-se no domingo, às 16h00. Face ao sucesso em edições anteriores, no sábado será novamente apresentado um atelier de broa de milho em que se explica como fazer este produto típico.
A Feira de Outono – Festival do Plangaio conta ainda com a recriação de uma desfolhada pelo Grupo de Danças e Cantares de Sobreira Formosa: antigamente, quase todas as famílias dedicavam-se à plantação e rega de milho para no outono ter cereal para moer. A farinha de milho era então armazenada e utilizada na confeção da broa de milho ou papas de carolo. Outras tradições de antigamente serão recuperadas nos jogos tradicionais, promovendo momentos de diversão e interação entre diferentes gerações. No domingo à tarde, a União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira oferece um lanche que tem uma inscrição solidária no valor de três euros. O dinheiro angariado será oferecido à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova. A mostra de artesanato, a animação musical e o espetáculo de fogo preso são outros dos pontos de interesse da Feira de Outono – Festival do Plangaio.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet