Por: Cristina Valente
Na contagem final de votos do Orçamento Participativo, da Junta de Freguesia de Castelo Branco, verificou-se que os dois primeiros projetos ficaram separados por apenas 1 voto.
Na contagem final de votos do Orçamento Participativo, da Junta de Freguesia de Castelo Branco, verificou-se que os dois primeiros projetos ficaram separados por apenas 1 voto.
O projeto Cuidar com mais qualidade na freguesia foi o vencedor com 1013 votos, seguido do projeto Lentisc@is em rede com 1012.
Segundo o executivo da Junta de freguesia a iniciativa cumpriu o pretendido , aumentou o número de eleitores que votaram nos projetos propostos, foram recebidos 2624 votos, "mais que duplicaram em relação ao ano passado" destaca Jorge Neves, Presidente da Junta de Freguesia.
Foi promovido o diálogo entre o executivo da Junta de Freguesia, cidadãos e restante sociedade civil e houve um efetivo desenvolvimento da participação cívica dos cidadãos na vida da freguesia.
Tendo em conta o resultado final da votação, "a diferença de apenas um voto" e o facto de a aldeia de Lentiscais, ser uma aldeia, com uma situação geográfica periférica que provoca algum isolamento com todos os inconvenientes daí inerentes, onde a população é maioritariamente idosa, em que as pessoas vivem, regra geral, sozinhas, e ainda pelos factos já comprovados, pelos rastreios efetuados e promovidos pela freguesia, de a saúde global da população não ser a melhor a junta de freguesia decidiu no próximo ano efetuar os dois projetos.
Recorde-se que o projeto vencedor, Cuidar com mais qualidade a freguesia, consiste em melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos idosos albicastrenses através da aquisição de alguns equipamentos essenciais. Estes equipamentos estarão disponíveis e serão instalados na casa do idoso após uma avaliação ao domicílio.
A avaliação será baseada nos seguintes critérios: grau de dependência, capacidade económica e condições de habitabilidade.
O projeto Lentisc@is em rede procura contribuir para a qualidade de vida e bem-estar da população de Lentiscais fomentando o relacionamento interpessoal dos moradores desta localidade.
A proposta irá ser desenvolvida no Centro de Dia de Lentiscais. Trata-se de uma instituição recentemente inaugurada, de fácil acesso e com boas condições, por essa razão é o local ideal para promover a adesão dos nossos clientes e da população de Lentiscais às tecnologias de informação e comunicação através da implementação de computadores que possibilitem a comunicação com os respetivos familiares ou conhecidos (que habitam noutras cidades nacionais ou no estrangeiro) e ao mesmo tempo proporcionar momentos de bem-estar, lazer e convívio. O projeto também passa por desenvolver sessões mensais de Cinema na Comunidade, que durante o Verão serão ao ar livre e durante o Inverno no interior das instalações do Centro de Dia.
Por outro lado, verifica-se a existência de pessoas em Lentiscais que vivem em situação de isolamento social e para minimizar as consequências desta situação o projeto propõe a distribuição de equipamentos telefónicos adaptados às limitações das pessoas idosas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet