Por: Diario Digital Castelo Branco
A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), participou na semana passado no “World Innovation and Cosmetics Clusters Summit” (WICCS) em Paris.
A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), participou na semana passado no “World Innovation and Cosmetics Clusters Summit” (WICCS) em Paris.
Esta participação, vem no seguimento de outras iniciativas que a AEBB tem vindo a promover, fruto do crescente interesse que se verifica em Portugal, e em particular na Beira Baixa, com o aparecimento de novas explorações dedicadas à produção de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM).
Em junho último, o seminário ‘Oportunidades e evolução do setor das PAM em territórios rurais’, promovido pela AEBB, foi bastante participado, registando no decorrer do evento, algumas manifestações de interesse de produtores locais, num projeto colaborativo que reforce as suas competências e potencie novas formas de desenvolvimento a nível produtivo, comercial e de marketing. Algumas destas empresas integraram, a semana passada, a delegação da AEBB, na deslocação a França.
A comitiva beirã à WICCS, participou em vários encontros com empresas e entidades de vários países da Europa, América do sul e oriente, partilhando conhecimentos, potenciando contactos e oportunidades de Mercado e tomando conhecimento das principais tendências internacionais da procura de PAM.
No decorrer do evento, a AEBB, em representação de Portugal, assinou um protocolo de cooperação, integrando uma rede internacional dos Clusters Cosméticos, cujo objetivo visa apoiar o desenvolvimento das empresas ligadas a esta fileira de negócio, através de ações de cooperação, inovação e internacionalização, partilha de informação, procurando impulsionar o crescimento sustentável do setor a nível mundial.
A AEBB considera que esta rede de contatos poderá a médio prazo, reforçar uma estratégia coletiva de capacitação das empresas da fileira das PAM, quer a nível regional como nacional, potenciando a criação de um Cluster PAM, e reforçando uma abordagem internacional do setor com uma oferta com maior valor acrescentado e competitivo, fortalecendo o tecido económico-produtivo de uma grande diversidade de produtos, como sejam, farmacêuticos, cosmética, perfumes, aromas, alimentares, produtos de controlo ambiental, entre outros.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet