Introduza pelo menos 5 caracteres.
Economia 20 de outubro de 2016

Oleiros recebe sábado colóquio sobre aguardente de medronho

Por: Diario Digital Castelo Branco

O Município de Oleiros vai acolher a realização do colóquio "Qualidade da aguardente de medronho e outras potencialidades", no próximo sábado, dia 29, às 10:30 horas.

O Município de Oleiros vai acolher a realização do colóquio "Qualidade da aguardente de medronho e outras potencialidades", no próximo sábado, dia 29, às 10:30 horas.

A iniciativa pretende privilegiar a produção de "medronheira", dando enfoque à questão da sua qualidade enquanto elemento diferenciador e catalisador de potencialidades para a fileira.

Segundo o comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, está confirmado está já um painel de especialistas que promete esclarecer e sensibilizar os vários interessados no assunto.

As boas práticas do fabrico: do medronho ao produto final, a caracterização e envelhecimento de uma aguardente de medronho, a definição de uma aguardente de qualidade, são só alguns dos temas que irão ser abordados.

 

Programa:

10:30 h - Sessão de Abertura - Fernando Jorge (Presidente da Câmara Municipal de Oleiros)

10:35 h - Boas práticas de fabrico: do medronho ao produto final - Goreti Botelho (ESAC)

10:55 h - Caracterização e envelhecimento da aguardente de medronho - Ludovina Galego (UAlg)

11:15 h - Como definir uma aguardente de qualidade - Ilda Caldeira (INIAV)

11:35 h - Debate

11:40 h - A experiência da SILVAPA na produção de aguardente, licor e compota de medronho - Margarida Silva (SILVAPA)

11:00 h - A experiência da ESAC e dos parceiros na cultura do medronheiro - Filomena Gomes (ESAC)

12:20 h - Debate e Encerramento

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!