Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O projeto de energia eólica denominado ‘WindFloat’, da EDP, a instalar na Póvoa de Varzim, é apresentado esta manhã numa sessão pública na Câmara Municipal.
O projeto de energia eólica denominado ‘WindFloat’, da EDP, a instalar na Póvoa de Varzim, é apresentado esta manhã numa sessão pública na Câmara Municipal.
A estrutura vai permitir dar um “passo significativo na possível utilização do vasto potencial eólico ‘offshore’ de Portugal, de forma que sejam cumpridas metas europeias traçadas no sector das energias renováveis”, avançou a autarquia em comunicado.
O ‘WindFloat’ é uma tecnologia semi-submersível, semelhante a uma plataforma petrolífera com três pilares, sendo que num deles é instalada a torre eólica, com uma turbina, informou a mesma fonte.
Tem a vantagem de poder ser totalmente montada em terra e, posteriormente, rebocada até ao local onde produzirá energia.
O sistema, desenvolvido em Portugal, será instalado ao largo da Póvoa de Varzim, a cerca de 60 metros de profundidade, e vai estar ligado à rede elétrica em terra, na freguesia de Aguçadoura.
A EDP Inovação S.A. lidera este projeto, contando com parceiros como a americana Principle Power Inc, o fabricante de turbinas dinamarquês Vestas, a metalomecânica A. Silva Matos S.A., bem como o fundo de capital de risco do Estado Português, InovCapital S.A.
O financiamento para a instalação do ‘WindFloat’ foi assegurado pelas empresas envolvidas e contou ainda com um subsídio a fundo perdido do Fundo de Apoio à Inovação.
A apresentação vai contar com a presença dos representantes das empresas envolvidas e decorrer no salão nobre da autarquia entre as 09:30 horas e as 12:00 horas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet