Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Câmara Municipal Municipal de Penamacor aprovou hoje por maioria o orçamento para 2017 com o valor de 12,096 milhões de euros, que reflete um aumento residual de cerca de 200 mil euros relativamente ao deste ano.
A Câmara Municipal Municipal de Penamacor aprovou hoje por maioria o orçamento para 2017 com o valor de 12,096 milhões de euros, que reflete um aumento residual de cerca de 200 mil euros relativamente ao deste ano.
"Será um orçamento muito rigoroso e até de alguma agressividade orçamentalm quer em face da exigência do que são as obras que queremos concretizar, bem como da necessidade de continuarmos o trabalho de ajustamento orçamental, redução da dívida e cumprimento do plano de saneamento financeiro", afirmou António Luís Beites durante a reunião do executivo, realizada hoje.
Entre as obras previstas, o autarca deste concelho do distrito de Castelo Branco destacou a requalificações da zona histórica e envolvente do Castelo, do Teatro Clube de Penamacor e do Centro de Saúde, bem como a implementação e execução em obra de infraestruturas na área de acolhimento empresarial para a zona industrial.
Garantindo que o orçamento de 2017 é de "um enorme realismo quer financeiro, quer orçamental, quer em função da exequibilidade das ações descritas", António Luís Beites também sublinhou que o documento não descura as intervenções a realizar nas juntas de freguesia, os apoios sociais, às instituições e associações culturais e desportivas.
A aposta com vista à captação de investimento e criação de emprego e na área da reabilitação habitacional são outras das grandes opções contempladas.
"Temos um deficit claro de oferta de habitação e do mercado de arrendamento e queremos virar-nos para essa área, que é também o virar para as pessoas e para a requalificação urbanística", apontou, explicando que nesta vertente está prevista a recuperação de alguns imóveis municipais, além de também se pretender conciliar o investimento público com o privado.
O orçamento foi aprovado com as abstenções dos dois vereadores da oposição, eleitos pela coligação "Juntos Por Penamacor", sentido de voto explicado com uma prática que tem sido seguida desde o início e que visa não criar obstáculos ao trabalho do município, principalmente no que se refere aos instrumentos de trabalho.
"É um orçamento que continua a traduzir aquela que é a visão deste executivo para o município. Há pontos com os quais concordamos, há pontos com os quais discordamos, mas temos por princípio tentar não obstaculizar aquilo que é a atividade regular do município relativamente aos instrumentos de trabalho. Agora, naquilo que são as medidas efetivas no território, fazemos uma análise caso a caso e quando temos algum tipo de oposição manifestamo-la", referiu o vereador Pedro Folgado.
O documento seguirá agora para aprovação na Assembleia Municipal.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet