Por: Cristina Valente
Decorreu em Malpica do Tejo a IX Feira da Azeitona, Azeite e produtos regionais, um certame que promoveu um dos produtos mais característico da Freguesia, mas que ao longo das suas edições tem servido de estimulo para o aparecimento de novos produtos, feitos à base de azeitona.
Decorreu em Malpica do Tejo a IX Feira da Azeitona, Azeite e produtos regionais, um certame que promoveu um dos produtos mais característico da Freguesia, mas que ao longo das suas edições tem servido de estimulo para o aparecimento de novos produtos, feitos à base de azeitona.
No certame para além de se encontrar azeitona e o excelente azeite produzido na região, os visitantes poderam encontrar também patés feito com base na azeitona, pão de azeitona e até cosmética feita à base de azeite.
"É com muito agrado que feira após feira continuamos a ver novas inovações, e novas utilizações dos nossos produtos regionais" afirmou o Presidente da Câmara Municipal, após a inauguração do certame. "Estas feiras, vêm complementar o trabalho que temos feito mais diretamente no Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA), e no INOVCLUSTER , incentivar à inovação" acrescentou Luís Correia.
José Manuel Galvão, Presidente da Junta de Freguesia de Malpica do Tejo, destaca a importância do certame, não só em termos económicos para a Freguesia, mas também a importância social da mesma.
"Esta é uma altura do ano, em que muitos Malpiqueiros regressam à sua terra Natal para colher a azeitona, e esta Feira, é também uma festa em torno desse produto" afirmou.
O certame tem vindo a crescer a atingiu já o número máximo de stands, "não podemos ter mais, pois não temos capacidade para isso" declrou José Manuel Galvão.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet