Por: Diario Digital Castelo Branco
Os sectores da Lagoa Verde, Placa Amarela e A Terra dos Grifos foram os escolhidos para receber o IX Encontro de Escalada de Proença-a-Nova que decorreu este passado fim de semana, junto ao monumento Portas de Almourão, em Sobral Fernando.
Os sectores da Lagoa Verde, Placa Amarela e A Terra dos Grifos foram os escolhidos para receber o IX Encontro de Escalada de Proença-a-Nova que decorreu este passado fim de semana, junto ao monumento Portas de Almourão, em Sobral Fernando.
Dos 82 participantes nesta iniciativa, 20 pessoas experimentaram a adrenalina de escalar pela primeira vez, ficando a conhecer de mais perto este desporto que é praticado com todas as condições de segurança acauteladas.
“A procura tem sido cada vez maior por parte dos habitantes do concelho, uma vez que muitos nunca tiveram o contacto com a rocha neste tipo de desporto. O aumento de visitantes tem como principal causa a participação nos encontros de escalada realizados ao longo dos últimos anos, em que muitas pessoas aproveitam para experimentar acabando por começar a escalar regularmente”, refere José Santos, dinamizador da Escola de Escalada.
A participação internacional também se tem mantido, com a presença este ano de quatro escaladores alemães, um austríaco e um belga. Os desportistas profissionais privilegiam a componente técnica das vias, que têm diferentes níveis de dificuldades, e ainda a envolvente paisagística desta zona do concelho.
Os sectores da Escola de Escalada estão integrados num ranking mundial que resulta das indicações de escaladores de todo o mundo ao partilharem online dados sobre as vias que conheceram. Uma vez que a escola é usada em regime livre, não sendo possível a contabilização dos visitantes, as partilhas no ranking acabam por ser um bom indicador da utilização. “Futuramente são vários os projetos em vista. Em relação ao concelho, a ideia centra-se na abertura de outro setor de escalada entre o Chão do Galego e o Sobral Fernando e, havendo mais projetos em diferentes municípios, um dos objetivos é criar mais zonas de escalada no centro do país para no futuro organizar um roteiro”.
Este evento, promovido pelo Município de Proença-a-Nova, tem permitido divulgar as duas zonas de escalada do concelho (Portas de Almourão e Buraca da Moura) potenciando esta atividade que pode ser feita em qualquer altura do ano, há exceção dos setores “A Terra dos Grifos” e “Placa Amarela” entre os meses de janeiro e junho, por ser a época de nidificação dos grifos. No último fim de semana do mês de outubro de 2017, está prevista a realização do X Encontro de Escalada que contará com algumas novidades.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet