Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Câmara Municipal de Castelo Branco aprovou por maioria um orçamento de 47,5 milhões de euros para 2017, valor que representa uma redução de 1,5 milhões face ao orçamento deste ano.
A Câmara Municipal de Castelo Branco aprovou por maioria um orçamento de 47,5 milhões de euros para 2017, valor que representa uma redução de 1,5 milhões face ao orçamento deste ano.
"Trata-se de um orçamento que é um motor de desenvolvimento do concelho e que cumpre dois objetivos: é realista e flexível para permitir uma boa execução ao longo do ano", disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara, Luís Correia.
O autarca explicou que a redução de 1,5 ME face ao ano anterior deve-se aos "ajustamentos normais" e adiantou que, dessa redução, cerca de 711 mil euros são de despesa corrente e 871 mil euros de despesa de capital.
"É muito positivo para Castelo Branco, continua a ser um orçamento que mantém a estratégia e o projeto de desenvolvimento para o concelho. Mantém o rumo e é ímpar no panorama nacional e regional", frisou.
Realça ainda o aumento do investimento na educação, onde se destaca a requalificação de escolas (secundárias Nuno Álvares e Amato Lusitano); saúde (centro de saúde de São Tiago); ação social e meio ambiente (Quinta do Moinho Velho e Barrocal), sendo que se verifica uma redução nas vias de comunicação.
O setor da cultura e a aposta que o município tem feito neste setor vai ter continuidade.
Luís Correia sublinha que o documento mantém as verbas para um "forte investimento" nas freguesias e adianta que as despesas com o pessoal "mantêm-se a um nível ímpar, quando comparadas com o panorama nacional".
Os dois vereadores do PSD, Paulo Moradias e João Paulo Benquerença, votaram contra as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2017.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet