Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O executivo municipal de Vila de Rei aprovou com os votos da maioria PSD o orçamento para o ano de 2017, que contempla um aumento de verbas de 15,9% relativamente ao ano anterior.
O executivo municipal de Vila de Rei aprovou com os votos da maioria PSD o orçamento para o ano de 2017, que contempla um aumento de verbas de 15,9% relativamente ao ano anterior.
Em nota de imprensa, o município de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, refere que o orçamento aprovado para o ano de 2017 é de 6,5 milhões de euros (5,6 milhões em 2016).
De entre os investimentos previstos para obras e aquisições ao longo do próximo ano, a autarquia destaca as vertentes de Educação, com a requalificação da Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal, a construção de uma creche municipal e a "comparticipação total na aquisição de manuais escolares para o Ensino Secundário".
No campo da Ação Social, o município liderado por Ricardo Aires (PSD) releva a conclusão do projeto do Centro Geriátrico de Vila de Rei, um projeto para um lar residencial para pessoas portadoras de deficiência e "apoio às instituições de Solidariedade Social".
Na Proteção do Meio Ambiente e Conservação da Natureza, o município de Vila de Rei destaca a construção do Parque Urbano da Vila, sendo que, na área de Desporto, Recreio e Lazer, anuncia a criação de uma Quinta Pedagógica.
Relativamente à Indústria e Energia, o município anuncia na mesma nota a criação de uma destilaria, a criação de infraestruturas urbanísticas na Zona Industrial do Souto e a eficiência energética na iluminação pública e edifícios públicos.
A autarquia salienta ainda a requalificação do Parque de Feiras e a construção de um Parque de Campismo em Fernandaires, a par do alargamento da zona de lazer do Centro Geodésico.
Segundo se pode ler na mesma nota, o Plano Plurianual de Investimentos incorpora a previsão de despesas de investimento no valor de 1,6 milhões de euros, com as funções sociais a atingirem 50,75% desse valor, designadamente na educação, saúde, ação social, habitação, serviços coletivos, cultura e desporto.
No plano de investimentos segue-se as funções económicas (38,85%), designadamente em transportes, vias de comunicação, turismo, indústria e energia.
O documento, aprovado com os votos favoráveis da maioria PSD e com os votos contra do PS, vai ainda ser submetido à aprovação em sede de Assembleia Municipal, em data a designar.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet