Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Sporting de Covilhã tornou-se este domingo o primeiro apurado para os oitavos de final da Taça de Portugal, ao vencer no terreno do Varzim, por 1-0, em jogo da quarta eliminatória.
O Sporting de Covilhã tornou-se este domingo o primeiro apurado para os oitavos de final da Taça de Portugal, ao vencer no terreno do Varzim, por 1-0, em jogo da quarta eliminatória.
Um golo de Harramiz, ainda na primeira parte, foi suficiente para os serranos eliminarem a formação nortenha, num jogo em que foram mais incisivos na primeira fase, acabando por justificar a vantagem, perante um Varzim que reagiu tardiamente e acabou por ser penalizado por alguns erros próprios e falta de acutilância na finalização.
Os beirões entraram melhor na partida, causando desde os minutos iniciais problemas para a defesa da casa, que demorou a estancar as rápidas transições contrárias e não conseguiu ver a equipa lançar contra-ataques eficazes.
Por isso, não surpreendeu a vantagem conseguida pelo Sporting da Covilhã, aos 20 minutos, numa jogada iniciada com um erro defensivo do central poveiro Nélson Agra. Harramiz ganhou a bola, tabelou com Davidson, e surgiu na área para desferir um forte remate, que ainda ressaltou em Delmiro, antes de entrar na baliza de Paulo Cunha.
O Varzim demorou a reagir, e, apesar de um livre de Jean e um cabeceamento de Rui Costa, não conseguiu inverter o 1-0 com que se chegou ao intervalo.
Esperava-se que os poveiros entrassem para o segundo do tempo com ambição renovada, mas, ao invés, voltou a ser o Sporting da Covilhã a surgir melhor, e a dispor de boas oportunidades para dilatar o marcador.
Medarious, no quarto de hora após o reatamento, teve duas boas chances para fazer o 2-0, mas valeu aos poveiros uma boa defesa de Paulo Cunha e, pouco depois, o poste da sua baliza a devolver o remate do atacante.
Só depois da hora de jogo, e com o técnico João Eusébio a colocar, faseadamente, todos os avançados que tinha à disposição, o Varzim conseguiu crescer, e ainda ameaçar o empate.
Éder Diez, com a baliza à mercê, já na fase final, desperdiçou de forma displicente a igualdade, sucedendo-se depois, outras iniciativas que acabaram por pecar pelo demasiado voluntarismo, não beliscando o triunfo final do Sporting da Covilhã.
Jogo no Estádio do Varzim SC, na Póvoa de Varzim.
Varzim - Sporting da Covilhã, 0-1.
Ao intervalo 0-1.
Marcador:
0-1, Harramiz, 24 minutos.
Equipas:
- Varzim: Paulo Cunha, Jean, Nélson Agra, Sandro, Delmiro (Romário, 67), Leonel Ólimpio, Keaton (Tiago Alves, 75), Estrela, Rui Costa, Éder Diez e Rui Neta (Renna, 46).
(Suplentes: Paulo Vítor, Lima Pereira, Tiago Alves, Romário, Denot, Pedro Santos e Renna).
Treinador: João Eusébio.
- Sporting da Covilhã: Hugo Marques, Mike, Zarabi, Joel, Ofori, Djikine, Diarra (Zé Pedro, 89), Chaby (Gilberto, 55), Davidson, Harramiz e Medarious (Luís Pinto, 68).
(Suplentes: Igor Rodrigues, Zé Pedro, Luís Pinto, Gilberto, Bokila, Prince e Diogo Gaspar).
Treinador: Filipe Gouveia.
Árbitro: Miguel Silva (AF Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ofori (40), Sandro (58) e Leonel Olímpio (75).
Assistência: cerca de 1.000 espetadores.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet