Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Os veículos de matrícula estrangeira que circulem na A23, autoestrada que liga Torres Novas e Guarda, já podem aderir aos meios de pagamento de portagens através de um posto hoje inaugurado na área de serviço da A23, em Abrantes, ao quilómetro 44.
Os veículos de matrícula estrangeira que circulem na A23, autoestrada que liga Torres Novas e Guarda, já podem aderir aos meios de pagamento de portagens através de um posto hoje inaugurado na área de serviço da A23, em Abrantes, ao quilómetro 44.
Os veículos de matrícula estrangeira que circulem nas antigas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT) podem optar pela aquisição de títulos pré-pagos com validade limitada temporalmente mas sem a obrigatoriedade de possuir um dispositivo eletrónico, ou então comprar ou alugar um dispositivo eletrónico no qual é possível fazer pré-carregamento ou optar pelo débito direto na conta bancária.
Segundo fonte da Estradas de Portugal (EP), para os veículos de matrícula estrangeira não está disponível a modalidade pós-pagamento, tendo acrescentado que esta medida é válida para todas as autoestradas com portagens, o que ainda não acontece na A23.
Ainda não foi tornada pública a data de introdução de portagens naquele troço, tendo a mesma fonte adiantado que os títulos já estão também disponíveis para os veículos de matrícula estrangeira nas autoestradas do Norte e nos postos dos CTT.
Segundo a EP, o objetivo da empresa é colocar postos de venda de títulos pré-pagos ou de venda e aluguer de dispositivos eletrónicos em todos os postos fronteiriços de modo a abranger a totalidade de cidadãos que passem a fronteira.
António Ferreira, porta voz da Comissão de Utentes Contra as Portagens na autoestrada A23 do Médio Tejo, disse à agência Lusa que esta medida vai implicar um “duro golpe” na livre circulação de pessoas e bens, com “sérias repercussões no desenvolvimento económico, turístico e social” da região.
“A introdução de portagens na A23 vai ter um impacto negativo enorme e o descontentamento vai abarcar muita gente”, assegurou.
António Ferreira disse ainda que a introdução deste posto de venda de títulos pré pagos para veículos de matrícula estrangeira nesta altura do ano “demonstra bem a inaplicabilidade da medida em altura de férias devido ao impacto que a medida iria ter com as comunidades emigrantes” e que todos os anos regressam a Portugal.
“Lançam esta medida agora para avisar as pessoas com alguma antecedência do processo e de como as coisas vão funcionar”, acrescentou.
A partir de amanhã, terça feira, este serviço estará também disponível na área de serviço da A22, em Olhão, ao km 97.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet