Por: Diario Digital Castelo Branco
A Misericórdia da Covilhã através da sua Rede de Infantários foi, mais um ano letivo, convidada pela União das Misericórdias Portuguesas e a Universidade do Porto a integrar o “Projecto Nutriciência”.
A Misericórdia da Covilhã através da sua Rede de Infantários foi, mais um ano letivo, convidada pela União das Misericórdias Portuguesas e a Universidade do Porto a integrar o “Projecto Nutriciência”.
Este projeto tem como objetivo principal aumentar a sensibilidade e a literacia nutricional através de um conjunto de atividades que procuram envolver toda a comunidade escolar, desde crianças, educadoras, auxiliares, pais/encarregados de educação, familiares e amigos.
O projecto é desenvolvido duplamente: Na sala a educadora, onde realiza diversos desafios, resultado da formação e-learning que está a frequentar, e em família (para a qual também são propostos diversos desafios), sempre com o objetivo de que todos os envolvidos se divirtam enquanto descobrem novas curiosidades e os benefícios de uma boa alimentação.
Neste ano lectivo, 2016/2017, participam neste projecto 64 crianças finalistas da Rede de Infantários da Misericórdia da Covilhã e 18 educadoras, dos infantários Bolinha de Neve, Capuchinho Vermelho, Mundo da fantasia e O Meu Cantinho, estão a frequentar a acção de formação «Nutrição e Alimentação».
As restantes 7 frequentaram a formação, com sucesso, no ano transato. São vários os desafios saudáveis que se colocam às crianças, através das educadoras, e em casa com a família.
O 1º desafio foi a criação da Mascote Nutriciência inspirada num dos personagens do Projeto: O Morango Alex que permitiu a todas as crianças conheceram este morango tão especial, que dá óptimos conselhos sobre alimentação saudável.
O Hino Nutriciência, proposta para 2º desafio, também já foi superado e neste momento já se vive, em todos os infantários, as dinâmicas teatrais que darão origem ao Teatro Nutriciência, onde as crianças vão representar uma pequena peça de teatro apelando à alimentação saudável. Relativamente aos desafios propostos às famílias Nutriciência já foram entregues vários pins às famílias que completaram os primeiros desafios: Hortofrutícolas, Sal, Açúcar Desleal e o Sal Traidor.
A preocupação com a alimentação diária de todas as crianças é para nós fundamental. Desde Setembro de 2015 que as crianças que frequentam a Rede de Infantários da misericórdia da Covilhã comem, também, diariamente fruta ao lanche, além da peça de fruta servida ao almoço. Tem sido um projecto desafiante e muito positivo.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet