Por: Diario Digital Castelo Branco
A Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco deslocou-se nos dias 24 e 25 de novembro até à cidade da Covilhã, para participar nos 4os Jogos Adaptados da Cova da Beira -Special Olympics.
A Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco deslocou-se nos dias 24 e 25 de novembro até à cidade da Covilhã, para participar nos 4os Jogos Adaptados da Cova da Beira -Special Olympics.
A organização foi da responsabilidade da APPACDM da Covilhã em colaboração com o Special Olympics Portugal, e participaram cerca de 200 atletas e técnicos de 12 instituições de diversas zonas do país.
Neste evento, que contou com o apoio da Câmara da Municipal Covilhã, Universidade da Beira Interior e co-financiamento do INR, os atletas competiram nas modalidades de Natação, Ténis de Mesa, Basquetebol e Judo (demonstração).
Desportivamente a APPACDM de Castelo Branco competiu nas modalidades de Judo, Ténis de Mesa e Natação, sendo que a comitiva albicastrense era composta por cerca de 35 atletas.
Da parte da manha do dia 24, estiveram em cima do tatami 90 judocas a mostrar as suas habilidades técnicas, sendo esta atividade dinamizada pela Escola de Judo Ana Hormigo e pelo Atlético Clube Fundanense. Assim, realizou-se um treino aberto para todos os participantes, e de seguida uma competição. De referir que a modalidade foi inserida pela primeira vez como competição oficial do Special Olympics Portugal.
Da parte da tarde efetuou-se o torneio de Ténis de Mesa, onde estavam inscritas 25 atletas que proporcionaram um belo espetáculo a quem se deslocou ao Pavilhão Desportivo nº2 da UBI. Em termos organizativos, a competição que apenas incluía a vertente individual, desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atentando às habilidades dos praticantes. A nível classificativo, os atletas Jorge Mendes e João Gomes venceram os seus respetivos grupos, enquanto que Noel Gonçalves e Miguel Rapoula obtiveram brilhantes 3º lugares. Destaque ainda para Micael Justiça que obteve um 4º lugar.
No dia 25 de manhã, os atletas albicastrenses deslocaram-se até à Piscina Municipal da Covilhã e os resultados alcançados foram extremamente positivos, sendo o modelo competitivo semelhante ao do ténis de mesa, tendo em conta as habilidades dos nadadores.
Neste sentido, Rafaela Louro conseguiu alcançar o 1º lugar nas provas de 25m costas e 50m livres (nível 2), enquanto a atleta Anabela Antunes ficou em 4º (nível 2) nas provas de 25m costas e livres. Destaque ainda para o atleta Miguel Rapoula que nos 50m e 100m livres (nível 3) alcançou o 1º lugar em ambas as provas, conseguindo ainda bater os seus recordes pessoais.
No final dos Jogos, a cerimónia de entrega de medalhas realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã, onde todos os participantes foram presenteados com medalhas, com o intuito de premiar o esforço e o empenho destes super atletas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet