Por: Diario Digital Castelo Branco
Celebraram-se 25 anos de Ensino Superior em Idanha-a-Nova, na 3ª-feira passada, dia 6.
Celebraram-se 25 anos de Ensino Superior em Idanha-a-Nova, na 3ª-feira passada, dia 6.
As comemorações recordaram um trajeto que começa com a criação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Castelo Branco (ESTIG), em 1991, na vila de Idanha-a-Nova. Mais tarde, em 1997, extingue-se a ESTIG e é criada a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN).
A sessão solene contou com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, do presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Carlos Maia, da diretora da ESGIN, Ana Rita Garcia, e da presidente da Associação de Estudantes da ESGIN, Mónica Dias.
A oração de sapiência coube a Helena Freitas, coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior.
A atração de mais estudantes para o ensino superior, a qualificação das regiões do interior e a implementação de estratégias de coesão territorial foram alguns dos desafios elencados.
As celebrações incluíram uma homenagem às entidades e individualidades responsáveis pela criação e desenvolvimento do ensino superior em Idanha-a-Nova, entre as quais a Câmara Municipal.
Foram ainda apresentados o filme e o livro "25 Anos de Ensino Superior em Idanha-a-Nova – Os Trilhos da Memória" e inaugurada a Galeria de Diretores da ESGIN.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet